NOTÍCIAS / CEARÁ

Postos reforçam vacinação contra meningite e HPV

Diário do nordeste

04/01/2017

Enviar por e-mail
Imprimir notícia

Adolescentes de 12 a 13 anos, de ambos os sexo, já podem se vacinar gratuitamente contra meningite nos postos de saúde de Fortaleza. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a ampliação da cobertura da vacina meningocócica C é um reforço na proteção desse grupo. A inclusão do novo grupo está em vigor desde 1º de janeiro.

Em Fortaleza, no ano de 2016 foram registrados 7 casos de meningite C que ocasionaram duas mortes, além de 85 casos sendo 1 óbito, de outros tipos da enfermidade. Os números são da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), por meio do Núcleo de Vigilância Epidemiológica da Coordenadoria de Promoção e Proteção à Saúde.

De acordo com a coordenadora do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde (PNI), Carla Domingues, o reforço nas vacinas contra a meningite não é consequência de um novo surto, mas de uma ampliação da cobertura de vacinação de um grupo que até então não havia sido contemplado. "Adicionamos esse grupo para receber a vacina porque houve estudos recentes que comprovaram que as vacinas contra a meningite, com o passar dos anos, vão perdendo o poder de imunização. Essa nova etapa contemplará aqueles que nunca receberam a vacina e também os que já receberam a vacina ainda na infância".

A coordenadora acrescenta que cerca de 3 milhões de crianças são vacinadas contra meningite, e o Ministério da Saúde projeta que 7,2 milhões de adolescentes, entre 12 e 13 anos, ainda não receberam a imunização.

"Temos um grande desafio de conseguir contemplar todos os grupos etários. Iniciamos com os grupos mais susceptíveis a doença. A cobertura meningocócica C acaba sendo uma das principais vacinas porque é a doença que há uma maior proliferação, entre nós, comparada as demais", complementa a gestora.

Além do reforço da imunização contra a meningite entre adolescentes, a SMS também implantou mudanças nas vacinas contra o Human Papiloma Vírus (HPV) para meninos de 12 e 13 anos, seguindo determinação do Ministério da Saúde, que adquiriu seis milhões de doses para vacinar 3,6 milhões de meninos em 2017 em todo o País. A vacina será aplicada em duas doses, num intervalo de seis meses da primeira para a segunda.

A decisão de ampliar a vacinação para o sexo masculino está de acordo com as recomendações das Sociedades Brasileiras de Pediatria, Imunologia, Obstetrícia e Ginecologia, além de DST/AIDS e do mais importante órgão consultivo de imunização dos Estados Unidos, o Advisory Committee on Imunization Practices (sigla em inglês). A estratégia tem como objetivo proteger contra os cânceres de pênis, garganta e ânus, doenças que estão diretamente relacionadas ao HPV. A definição da faixa-etária visa proteger as crianças antes do início da vida sexual e, portanto, antes do contato com o vírus.

Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil é o primeiro país da América do Sul e o sétimo do mundo a oferecer a vacina contra o HPV para meninos em programas nacionais de imunizações. A faixa-etária será ampliada, gradativamente, até 2020, quando serão incluídos os meninos com 9 anos até 13 anos.

A vacina disponibilizada para os meninos é a quadrivalente, que já é oferecida desde 2014 pelo SUS para as meninas. Confere proteção contra quatro subtipos do vírus HPV (6, 11, 16 e 18), com 98% de eficácia para quem segue corretamente o esquema vacinal. Os cânceres de garganta e de boca são o 6º tipo de câncer no mundo, muitos resultantes de infecção pelo HPV, com 400 mil casos ao ano e 230 mil mortes. Além disso, mais de 90% dos casos de câncer anal também são atribuíveis ao HPV.

Duas doses

Já para as meninas, continua sendo ofertada na faixa etária de 9 anos. Entretanto, as meninas até 14 anos que ainda não receberam as doses também deverão ser vacinadas com o mesmo esquema de duas doses. As pessoas convivendo com HIV/Aids, na faixa etária de 9 a 26 anos (homens e mulheres), também poderão procurar os postos de saúde, em um esquema de três doses (zero, 2 e 6 meses).

Até 2016, a faixa etária para o público feminino era de 9 a 13 anos. Desde a incorporação da vacina no Calendário Nacional, em 2014, já foram imunizadas 5,7 milhões de meninas com a segunda dose, completando o esquema vacinal. Este quantitativo corresponde a 46% do total.

Para a coordenadora de Imunização da SMS, Vanessa Soldatelli, as mudanças chegam para garantir uma proteção maior da população. "O programa de imunizações é um dos que mais avança dentro do SUS, garantindo maior proteção contra diversos tipos de câncer, reduzindo as chances de homens e mulheres desenvolverem doenças".

SAIBA MAIS

Meningite: é uma inflamação nas membranas que envolvem o cérebro; é transmitida por via respiratória.

Transmissão: ocorre de uma pessoa para outra pela secreção respiratória (gotículas de saliva, espirro e tosse).

HPV: vírus que provoca lesões na pele e nas mucosas. Há mais de cem tipos, e a maioria é inofensivo.

Transmissão: sexo vaginal e anal com penetração; sexo oral; carícias íntimas que envolvem contato com a mucosa vaginal, peniana e anal; de mãe para filho durante o parto.  

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2024 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados