NOTÍCIAS / BRASIL

Silas Malafaia é alvo de operação e é conduzido coercitivamente à PF, diz jornal

Diário do Nordeste

16/12/2016

Enviar por e-mail
Imprimir notícia

A Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã desta sexta-feira (16), a Operação Timóteo, em 11 estados e no Distrito Federal (DF), contra uma organização criminosa investigada por corrupção em cobranças judiciais de royalties da exploração mineral. Segundo o jornal Folha de S. Paulo, o pastor Silas Malafaia é um dos alvos da operação e foi conduzido coercitivamente à sede da PF.

Segundo a PF, estão sendo cumpridos 12 mandados de prisão temporária, 29 de condução coercitiva e 52 de busca e apreensão. Ainda foram expedidos três mandados de sequestro de imóveis e decretado bloqueio de valores que podem alcançar R$ 70 milhões. A Polícia Federal não divulgou os nomes das pessoas investigadas.

O esquema criminoso seria encabeçado por um diretor do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNMP), que possuía informações privilegiadas a respeito de dívidas de royalties e oferecia serviços de dois escritórios de advocacia e de uma empresa de consultoria a municípios com créditos de Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (CFEM).

Os investigadores apuraram que a suposta organização criminosa se dividia em ao menos quatro núcleos: o captador, formado pelo diretor do DNPM e sua esposa, que buscavam os prefeitos interessados; o operacional, formado pelos escritórios de advocacia e de consultoria, que repassava valores indevidos aos agentes públicos; o político, composto por agentes políticos e servidores públicos responsáveis pela contratação das empresas; e o núcleo colaborador, que auxiliava na ocultação e dissimulação do dinheiro.

De acordo com o jornal, Malafaia teria participado da lavagem de dinheiro por supostamente ter recebido valores do principal escritório de advocacia responsável pelo esquema. O pastor é suspeito de emprestar contas da instituição dele para ajudar a ocultar dinheiro.

A operação ocorre nos estados da Bahia, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe e Tocantins, além do Distrito Federal.

O nome "Operação Timóteo" é uma referência ao livro homônimo da Bíblia, que tem um trecho que fala sobre os perigos da ganância. "Os que querem ficar ricos caem em tentação, em armadilhas e em muitos desejos descontrolados e nocivos, que levam os homens a mergulharem na ruína e na destruição, pois o amor ao dinheiro é raiz de todos os males. Algumas pessoas, por cobiçarem o dinheiro, desviaram-se da fé e se atormentaram a si mesmas com muitos sofrimentos"

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2024 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados