NOTÍCIAS / NEGÓCIOS

Feriados de 2017 em 12 dias úteis animam trade turístico

Diário do Nordeste

13/12/2016

Enviar por e-mail
Imprimir notícia

O ano de 2017 chegará em poucas semanas e, além de trazer com ele a esperança de dias melhores para o cenário político e econômico, vem também com 18 feriados para o fortalezense, entre municipais, estaduais e em âmbito nacional. Desse total, 12 (contando com o Dia do Comerciário) cairão em dias úteis, o que beneficia alguns setores, mas também pode gerar prejuízos para outros.

Por um lado, o trade turístico espera um fluxo maior de visitantes na Capital cearense por conta dos feriados em dias de semana, o que pode acabar ampliando a permanência do turista na cidade e, assim, a movimentação financeira do setor. Por outro lado, o setor produtivo vê esse fato como um risco de queda na atividade, que já vem lidando com números negativos neste ano.

Para o titular da Secretaria de Turismo de Fortaleza (Setfor), Erick Vasconcelos, o número maior de feriados deve mobilizar a hotelaria e as agências de viagem para lançar pacotes para esses feriados. "O ano que vem será de muitos feriados 'imprensados'. Ainda não foi feito nenhum trabalho específico, mas, a partir de janeiro, vamos incluir em toda a programação esses feriados", explica. Nove feriados nacionais serão em dias próximos ao final de semana, ou seja, têm a possibilidade de 'emenda'.

Ele avalia que a Setfor está otimista para esta temporada de férias, que se estende até o feriado do Carnaval. "Para esta temporada, já foram anunciadas as operações com antecedência. Alguns turistas deixam para fechar as viagens de última hora por conta das vendas pela internet", comenta Erick Vasconcelos.

A expectativa para a ocupação hoteleira é de 90%, mas a meta é igualar a taxa aos 95% que o setor conseguiu alcançar no ano passado. Até o Carnaval do ano que vem, a Setfor espera que o turismo injete mais de R$ 2 bilhões na economia cearense.

Indústria

Segundo o economista da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), Guilherme Muchale, os dias a menos podem representar uma queda para a indústria local no ano que vem, já que 2017 é o ano com o menor número de dias úteis desde 2012 (251 dias úteis).

Contando os feriados de 2017 em comparação com os que caíram em dias úteis neste ano, ele destaca que o funcionário da indústria vai trabalhar 1% a menos no ano que vem. "É como se a gente já iniciasse o ano com uma queda de 1%, mas não é que isso vá se concretizar efetivamente, porque existem outros fatores que influenciam na concretização ou não disso", detalha Muchale.

A produtividade do trabalho é um desses fatores que podem interferir positivamente. "Existem fatores que influenciam na concretização ou não, mas a gente já inicia o ano com um número de horas de trabalho menor", comenta o economista.

Momento delicado

Muchale leva em consideração o momento delicado que a indústria vivenciou em 2016. De janeiro a outubro deste ano, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o setor industrial do Ceará acumula queda de 4,9%.

"A indústria está em um momento complicado. O mercado de trabalho ainda não reagiu. Então, fica uma pressão adicional no setor de custos", explica do economista.

Expectativas

De acordo com ele, a produção industrial do Ceará deverá apresentar crescimento próximo à 2% em 2017, acima do número de 1,5% prospectado em âmbito nacional. "Temos aí uma série de investimentos, temos a ZPE (Zona de Processamento e Exportação)", frisa ele.

Quais são

Carnaval: 28/2 (terça)

Sexta-feira santa: 14/4

Tiradentes: 21/4 (sexta)

Dia do trabalho: 1/5 (segunda)

Corpus Christi: 15/6 (quinta)

N. SENHORA da assunção: 15/8

Independência: 7/9 (quinta)

Nossa senhora aparecida: 12/10 (terça)

Dia do comerciário: 26/10 (quinta)

Finados: 2/11 (quinta)

Proclamação da república: 15/11 (quarta)

Natal: 25/12 (segunda)

   

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2024 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados