NOTÍCIAS / CEARÁ

Teste de direção será monitorado por câmera

Diário do Nordeste

13/12/2016

Enviar por e-mail
Imprimir notícia

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-CE) estabeleceu o dia 2 de março de 2017 como o prazo final para que os Centros de Formação de Condutores implantem o sistema de monitoramento das aulas teóricas e práticas. De acordo com a Portaria nº 1629/2016, as autoescolas deverão capturar imagens durante a realização das aulas teóricas em suas salas de aula como forma de comprovação da permanência dos candidatos durante as mesmas. Nas aulas práticas, o monitoramento acontece por meio de sistema GPS acoplado aos veículos que trabalhará em conjunto com câmeras que capturam, de modo randômico, imagens do trajeto da aula, instrutor e candidato.

E não serão apenas os centros de formação de condutores. O Detran também terá que se adaptar às novas regras porque deverá telemonitorar as avaliações realizadas. Tanto as provas escritas, quanto o exame prático. Entre as exigências, está a de transmitir eletronicamente as imagens capturadas pelo sistema de monitoramento que deverão ser transmitidas eletronicamente "online" a cada aula ministrada, quando houver conexão com a Internet, ou no máximo em 48 horas, sob pena de bloqueio imediato para realização de novas aulas, enquanto não sanadas as irregularidades. A decisão do Detran é orientada pelas Resoluções do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) nos artigos 168/2004 e 358/2010.

O objetivo, segundo o presidente do Sindicato dos Centros de Formação de Condutores de Veículos do Estado do Ceará (SINDICFCS-CE), Wellington dos Santos, é moralizar os processos para a obtenção da CNH. "Há uma preocupação grande com a qualidade do condutor que está se habilitando. Se está formando candidatos preparados para dirigir com segurança. A gente também percebe que tem empresas que não trabalham direito. Com essa telemetria, há a comprovação da permanência do aluno nas aulas, da qualidade das aulas e também evita situações de assédio e de corrupção", diz Wellington.

Em nota, o Detran explica que, por meio do Diário Oficial, do dia 2, publicou edital de credenciamento de empresas para a operação do novo serviço. Para o Sindicato, o tempo é adequado para as mudanças que serão realizadas. "Da parte das autoescolas, isso é possível. O sistema será implantado por regionais e deve começar primeiro por Fortaleza, depois Sobral e Juazeiro do Norte", adiante o presidente do SINDICFCS.

A preocupação para os candidatos é que a alteração do processo impacte no tempo e no preço pago pelo serviço. A universitária Ana Paula Peixoto, 19, planeja começar as aulas de direção em 2017. Ao ser informada sobre o telemonitoramento, ela comemorou que é mais uma ferramenta que garante a qualidade das aulas e a idoneidade do processo, mas ponderou que a conta cairá para o cliente. "Com certeza, isso fará com que aumente o preço das aulas que já são caras". Já Wellington reconhece que haverá um acréscimo de aproximadamente R$90 por aluno para que as autoescolas possam manter o sistema.

Simulador

Outra mudança que deveria ser implantada em janeiro de 2017 é a obrigatoriedade do simulador de direção nas aulas para novos motoristas.

O prazo foi adiado porque as empresas fabricantes dos simuladores não conseguiam atender a demanda. No entanto, o presidente do Sindicato dos Centros de Formação de Condutores de Veículos afirma que a realidade permanece a mesma. Apenas seis escolas possuem o equipamento. Ou seja, 222 não estão prontas.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2024 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados