NOTÍCIAS / CEARÁ

HGF suspende atendimentos em emergência obstétrica

Diário do Nordeste

11/12/2016

Enviar por e-mail
Imprimir notícia

A emergência obstétrica do Hospital de Geral de Fortaleza (HGF) está fechada. Segundo a assessoria de comunicação da unidade hospitalar localizada no bairro Papicu, em Fortaleza, a interrupção provisória no atendimento é devido a necessidade de limpeza do setor. A ação se estenderá por este fim de semana. Porém, o Sindicato dos Médicos do Ceará garante que a suspensão dos serviços ocorreu por conta da superlotação da emergência. A entidade apresenta um documento supostamente assinado pelo diretor geral do Hospital informando sobre o excesso de pacientes. 

O documento, que traz o seguinte texto “considerando a superlotação na UTI/Neo HGF superando totalmente a nossa capacidade de resolução; comunicamos que continuamos impossibilitados de receber novas pacientes gestantes em nossa unidade hospitalar por mais um período de 72 horas”, é datado do dia 8 de dezembro de 2016. O informativo, segundo o Sindicato, circula dentro da unidade e tem a assinatura do diretor geral do HGF, João Batista Silva.

Conforme a presidente do Sindicato dos Médicos do Ceará, Mayra Pinheiro, a interrupção do atendimento ocorreu na última sexta-feira (9) e segue neste sábado (10). A médica assegura que a suspensão é motivada pela superlotação dos leitos de UTI Neonatal. “Temos seis bebês a mais na UTI Neonatal, por isso veio essa determinação”, reforça. 

De acordo com ela, a superlotação do setor é sazonal e como não é possível redimensionar as equipes que atendem na emergência seria um risco continuar com o funcionamento integral diante da elevação do números de gestantes que buscam a unidade. “No [Hospital] César Cals e na Maternidade Escola também há essa alta demanda em determinados períodos. É um problema da rede como um todo”, garante.  

Procurada pelo Diário do Nordeste a assessoria do HGF informou, em nota, que a interrupção dos atendimentos está relacionada à limpeza do local “para prevenção de eventuais infecções, proporcionando maior segurança aos usuários da unidade”. Conforme a assessoria, a ação ocorre durante o fim de semana para  minimizar o impacto nos serviços oferecidos. A neonatologia do HGF, segundo a assessoria, conta atualmente com 34 leitos e, neste sábado, há 29 bebês internados. 

Conforme a assessoria, o pleno funcionamento será restabelecido a partir de segunda-feira (12). Durante a suspensão provisória dos atendimentos, o Hospital Geral César Cals (HGCC), no Centro, está recebendo a demanda, informa a nota.  

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2024 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados