NOTÍCIAS / POLÍCIA

Adolescente que matou juiz foge pela segunda vez

Diário do Nordeste

07/12/2016

Enviar por e-mail
Imprimir notícia

O adolescente que assassinou o juiz Edvalson Florêncio Marques Batista, 77, durante um assalto ocorrido no dia 8 de março deste ano, fugiu, ontem, do complexo onde ficam a Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA) e a 5ª Vara de Execuções da Infância e Juventude. Esta é a segunda vez que o garoto escapa do local em 12 dias. O infrator havia sido recapturado, na última segunda-feira (5), e menos de 24h depois escapou de novo. Com esta fuga, o adolescente já soma 21 passagens pela Polícia.

A primeira vez que foi apreendido, o menino tinha 12 anos. Porém, já era suspeito de envolvimento com roubos e furtos antes disso, mas não podia ser capturado pela Polícia, porque o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) estabelece como 12 anos a idade mínima para que uma pessoa possa ser punida.

Dos 12 aos 17 anos, o menino coleciona apreensões por latrocínio, homicídio, porte ilegal de arma, tráfico e roubo. Conforme a 5ª Vara, nos últimos cinco anos, ele esteve internado em Centros Educacionais ou foragido. Só de dezembro de 2015 até agora, já fugiu quatro vezes do Sistema Socioeducativo. O garoto era fugitivo de um Centro Educacional, quando praticou o assalto que terminou com a morte de Edvalson Batista.

Ele foi apreendido e internado por conta do latrocínio. No Centro Educacional em que cumpria a medida tentou matar outro interno e foi conduzido à DCA para ser autuado pela tentativa de homicídio, no dia 24 de novembro. Na oportunidade se livrou das algemas e conseguiu fugir do local.

Na tarde de segunda-feira, ele interceptou um veículo utilizando um simulacro de escopeta, próximo a um shopping, no bairro Papicu, e acabou sendo apreendido pela Polícia de novo.

Na manhã de ontem, o adolescente tinha uma audiência com o promotor de Justiça da Infância e Juventude, mas foi encaminhado ao prédio da 5ª Vara. "Houve um erro. Não era aqui que o promotor iria ouvi-lo. Mesmo assim trouxeram o infrator para cá e o deixaram sozinho em uma cela, em um momento que não havia movimento nenhum na 5ª Vara. Para completar não colocaram o cadeado. Uma negligência total", afirmou o juiz Manoel Clístenes de Façanha e Gonçalves, titular do Juizado.

Conforme testemunhas relataram ao juiz, alguns tiros foram disparados no interior do Complexo, na tentativa de parar o infrator. No entanto, ele pulou o muro e conseguiu ir embora. A mesma testemunha disse que o garoto não usava algemas.

O magistrado explicou que o infrator é perigoso e representa um risco à sociedade. "Todas as vezes em que ele foi apreendido foi pela prática de atos infracionais graves e gravíssimos. O crime está na vida dele. Se acostumou a viver assim. O Sistema não consegue ressocializa-lo, nem ele quer. Nunca demonstrou nenhuma boa vontade de sair da vida que está", afirmou Clístenes Gonçalves.

O juiz demonstrou preocupação com a situação dos adolescentes que passam na 5ª Vara. "Nem só ele, mas a maioria tem valorações completamente distorcidas. Valorizam demais coisas erradas. O modo que lhes parece certo viver é o errado. Não ligam de estarem tão próximos ao crime".

A PM iniciou as buscas logo após a fuga. Uma aeronave da Coordenadoria de Operações Aéreas (Ciopaer), cães da Ronda com Cães (Roca), patrulhas do BPRaio e do Ronda do Quarteirão fizeram um cerco em um matagal, onde o suspeito podia estar, mas ele não foi localizado.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2024 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados