NOTÍCIAS / CEARÁ

Ceará registra 76 denúncias de violência a cada 100 mil mulheres

Diário do Nordeste

04/12/2016

Enviar por e-mail
Imprimir notícia

No Ceará, frases como "Olha o tamanho dessa saia. Depois acha ruim quando dão em cima", "Se aconteceu é porque ela deixou", "Colega de trabalho consegue o que quer porque é bonita" colaboram com cotidiano machista do País.  

Com o agravamento da situação, muitas mulheres estão buscando seus direitos. No 1º semestre de 2016, o Ligue 180 já recebeu 2.481 denúncias somente do Ceará, sendo quase a metade de Fortaleza. O balanço mostra que o Estado tem o menor número de registros no Nordeste.

Baixo número

Se comparado aos demais estados brasileiros, o número de denúncias do Ceará é o menor. Com uma taxa de registro de 76 denúncias a cada 100 mil mulheres, o Estado é o penúltimo no ranking nacional, ficando à frente do Amazonas que tem taxa de registro de 56. 

Com 75.983 denúncias no 1º semestre deste ano e taxa de 235,13, São Paulo lidera o ranking nacional. O Estado também possui o maior número de mulheres no Brasil: cerca de 32 milhões. 

No comparativo de capitais, Fortaleza aparece em 16º. De acordo com dados da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, do Governo Federal, a cidade registrou 1.208 denúncias, que corresponde a cerca de 50% dos registros do Ceará. 

Após Fortaleza, Crato (236), Juazeiro do Norte (184), Lavras da Mangabeira (120) e Maracanaú (91) completam o índice das cidades com maior número de registro no Ligue 180 no Ceará.

“Machismo. Já passou da hora” 

Para incentivar ao emponderamento da própria mulher e evitar mais casos, o Brasil participa da campanha mundial “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher”. Neste ano, o tema da campanha “Machismo. Já passou da hora” faz um alerta sobre pequenas atitudes do cotidiano que levam ao desrespeito à mulher.A campanha, que começou no dia 25 de novembro, vai até o 10 de Dezembro, quando é celebrado Dia Internacional dos Direitos Humanos. 

Com o objetivo de mobilizar o maior número de pessoas contra o machismo e a violência sexual, a Campanha disponibilizou peças gratuitas para compartilhamento nas redes socias. Confira o link aqui. 

Ligue 180 

O Ligue 180 foi criado pela Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR), em 2005, para servir de canal direto de orientação sobre direitos e serviços públicos para a população feminina em todo o país (a ligação é gratuita).  

Ele é a porta principal de acesso aos serviços que integram a rede nacional de enfrentamento à violência contra a mulher, sob amparo da Lei Maria da Penha, e base de dados privilegiada para a formulação das políticas do governo federal nessa área.  

No Ceará, que quiser fazer uma denúncia presencialmente ou precisar de qualquer tipo de apoio, pode procurar um dos endereços abaixo:

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2024 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados