NOTÍCIAS / POLÍCIA

Prefeito eleito de Morada Nova e ex-gerentes do BNB são alvos de operação da PF

Diário do Nordeste

03/12/2016

Enviar por e-mail
Imprimir notícia

O prefeito recém-eleito do município de Morada Nova, José Vanderley Nogueira, conhecido como Wanderley Nogueira (PT), é o principal alvo da Operação Default, deflagrada pela Polícia Federal no Ceará e no Rio Grande do Norte na manhã desta sexta-feira (2). Além do político, ex-gerentes e ex-superintendentes do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) e empresários compõem as dez pessoas intimadas a prestar esclarecimentos à PF.

Wanderley Nogueira é o sócio majoritário das três empresas que foram criadas nos anos de 2009 e 2010 e receberam financiamento do BNB superior a R$ 41 milhões, no total. São elas Wander Nogueira Serviços de Terraplanagem Limitada, JV Nogueira Combustível e Wander Motos Center Peças e Serviços de Motos Limitada.

O dinheiro recebido foi utilizado pelas três empresas para a compra de máquinários pesados, como tratores, caminhões e caçambas. Entretanto, as empresas fecharam e deram um "calote" no Banco, o que já era premeditado pelos golpistas, segundo a Polícia Federal. 

Novas empresas foram abertas e receberam as máquinas sem nenhum gasto. "Essas empresas estão operando com aquele maquinário. As três empresas que obtiveram os financiamentos ficavam apenas com a dívida e o banco com o prejuízo financeiro. Enquanto os fraudadores obtiveram o lucro", resumiu o delegado da Polícia Federal responsável pela investigação, Cláudio Carvalho.


PF investiga se dinheiro foi utilizado em eleição

A PF investiga se o dinheiro obtido no empréstimo fraudulento também pode ter sido utilizado na campanha eleitoral de Wanderley Nogueira para prefeito de Morada Nova. O candidato do Partido dos Trabalhadores (PT) foi eleito com 54,69% dos votos do município (24.888 votos).

Político e funcionários do BNB serão indiciados pela PF

Empresários que participaram do negócio e ex-gerentes e ex-superintendentes de agências do BNB que facilitaram o golpe também foram chamados para prestar esclarecimentos à PF e, assim como o político, serão indiciados pelo crime. "Não se pode precisar que as pessoas envolvidas sejam só essas", afirmou o delegado Cláudio Carvalho.

Os nomes dos empresários e dos funcionários do banco não foram divulgados.

Prefeito nega ter cometido crime financeiro

Em nota de esclarecimento publicada nas redes sociais, Wanderley Nogueira negou ter cometido qualquer crime financeiro. "Jamais foi nosso intuito fraudar e causar qualquer prejuízo àquela instituição financeira (BNB), responsável pelo fomento do desenvolvimento do Nordeste. Na realidade os empréstimos foram contraídos, contudo, dentro dos requisitos necessários à concessão de financiamentos a empreendedores. A empresa Wander Nogueira Serviços de Terraplanagem Ltda., jamais deixou de estar em plena atividade, operando regularmente e executando o objeto social para qual foi fundada", afirmou.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2024 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados