NOTÍCIAS / POLÍTICA

Temer convoca governadores para discutir crise

Diário do Nordeste

19/11/2016

Enviar por e-mail
Imprimir notícia

O presidente Michel Temer (PMDB) convocou, para a próxima terça-feira (22), uma reunião com os governadores para discutir a situação financeira dos Estados. Antes do encontro com Temer no Palácio do Planalto, os gestores estaduais terão uma reunião com o ministro Henrique Meirelles, no Ministério da Fazenda.

Na última sexta-feira (18), Temer se reuniu com o ministro interino da Fazenda, Eduardo Guardia, e com a secretária do Tesouro Nacional, Ana Paula Vescovi, em mais um encontro para discutir a situação das contas públicas dos estados.

Após a reunião, o porta-voz da Presidência da República, Alexandre Parola, anunciou a convocação da reunião. "Com base na evolução das discussões neste encontro, o próprio presidente da República manterá reunião com os governadores, de modo a construir uma solução conjunta que respeite e garanta o equilíbrio fiscal que está sendo buscado pela União", disse.

Legalidade

O plano de socorro do governo federal aos Estados pode incluir parte dos recursos que devem ser devolvidos pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) ao Tesouro Nacional, afirmou na sexta-feira o ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha.

A instituição pretende pagar antecipadamente R$ 100 bilhões à União, mas o governo ainda estuda a "legalidade" de usar o dinheiro com os Estados.

"O presidente tem notícias de que a área econômica já identificou fontes (de recursos para socorrer Estados), está cuidando é da questão da legalidade", disse Padilha em entrevista à Rádio Gaúcha. Segundo o ministro, a crise dos governos estaduais tem sido tema prioritário para Temer nos últimos 15 dias.

Mais tarde, em Nova York, o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, negou essa possibilidade. Segundo ele, Padilha faz a menção em um "contexto geral". A devolução dos recursos do BNDES foi uma das primeiras medidas anunciadas pelo governo Temer, ainda no mês de maio, como alternativa para reduzir a dívida pública.

Negociação

O novo líder do governo no Congresso e relator do projeto que reabre o prazo da repatriação de ativos no exterior, senador Romero Jucá (PMDB-RR), afirmou que está negociando um texto com o Ministério da Fazenda, a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional e a Advocacia Geral da União (AGU) para conseguir dar um aporte aos Estados e municípios em relação à multa dos recursos da repatriação.  

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2024 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados