NOTÍCIAS / CIDADE

Ministro do TSE acolhe recurso que pede impugnação de Weber

Ricardo Torres

18/11/2016

Enviar por e-mail
Imprimir notícia

Em decisão monocrática  na quinta-feira(03), e publicada na sessão desta quinta-feira(17) do ministro Luiz Fux do Tribunal Superior Eleitoral(TSE) deu parcial provimento ao recurso especial, da coligação Russas Cidade de Todos, nos termos do art. 36, § 7º, do RITSE, para reconhecer a publicação do decreto legislativo por meio do qual se rejeitaram as contas de Raimundo Weber de Araújo e determinar o retorno dos autos ao TRE/CE, a fim de que se proceda ao exame dos demais elementos contemplados no tipo previsto no art. 1°, I, g, da LC n° 64/90 como entender de direito.

A coligação Russas Cidade de Todos, e Ministério Público Eleitoral em Russas solicitaram durante o período de registro de candidaturas nas eleições 2016 a impugnação de Raimundo Weber, com base na lei da ficha limpa, por rejeição de contas pela Câmara Municipal de Russas, recursos negados pelo Juiz Eleitoral que deferiu  o registro, sendo que as partes recorreram ao Tribunal Regional Eleitoral(TRE-CE), que seguiu decisão anterior pelo deferimento, em nova  tentativa, agora junto ao TSE, o entendimento de Luiz Fux, foi por acolher parcialmente o recurso especial.  

LEI

De cordo com a lei complementar nº 64/90, em seu  Artigo. 1º São inelegíveis:

I ‐ para qualquer cargo:
[...]
g) os que tiverem suas contas relativas ao exercício de cargos ou funções públicas rejeitadas por irregularidade insanável que configure ato doloso de improbidade administrativa, e por decisão irrecorrível do órgão competente, salvo se esta houver sido suspensa ou anulada pelo Poder Judiciário, para as eleições que se realizarem nos 8 (oito) anos seguintes, contados a partir da data da decisão, aplicando‐se o disposto no inciso II do art. 71 da Constituição Federal, a todos os ordenadores de despesa, sem exclusão de mandatários que houverem agido nessa condição; (Redação dada pela Lei Complementar nº 135, de 2010.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2024 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados