NOTÍCIAS / CIDADE

Lançado em Russas o novo livro do historiador Limério Moreira da Rocha

Ricardo Torres

31/10/2016

Enviar por e-mail
Imprimir notícia

Na noite do último sábado(29) no Centro Cultural Padre Pedro de Alcântara em Russas o escritor Limério Moreira da Rocha lançou o seu mais recente trabalho o livro "Russas: Biografias Ilustres" que com textos detalhados e bem fundamentados, a obra aborda tanto as figuras que marcaram a história e a vida de Russas, como, também, os filhos da terra que se destacaram país afora, na literatura, na pintura, no mundo jurídico, na medicina ou em qualquer outro dos relevantes saberes humanos", sendo resultado de 13 longos anos envolvendo várias viagens até mesmo internacionais e pesquisas em diversos documentos históricos.     

São de sua autoria os livros:  Russas: sua origem, sua gente, sua história, lançado em 1977, Usina Beltrão/Fábrica Tacaruna: um século de existência, 1ª edição lançada em 1991, Russas: 200 Anos de Emancipação, no ano  2001. “Usina Beltrão/Fábrica Tacaruna: um empreendimento pioneiro” 2ª edição publicada em 2011 e “Provisões Eclesiásticas do Ceará (1773-1843)”.

O lançamento fez parte da programação do XVIII Encontro Cultural Russano, uma realização da Casa dos Amigos de Russas(CARUS), coube ao professor Gilmar de Oliveira a apresentação da obra e autor.

Em 1977, Gilmar de Oliveira assinava a orelha do primeiro livro de Limério Moreira da Rocha, que foi o "Russas: Sua origem, sua gente, sua história."


HOMENAGENS

Durante o evento, Limério foi alvo de homenagem por parte do Rotary Club de Russas, que lhe conferiu o titulo de sócio honorário, entregue por Helano Bezerra(Presidente) e João Maciel Neto(Secretário).

AGRADECIMENTO
As historiadoras Lúcia Silva e Adriana Ribeiro, fizeram um agradecimento especial ao autor, pois de acordo com ambas, tudo o que se sabe e é estudado sobre Russas, tem como fonte o trabalho de Limério ao longo dos anos, sendo inclusive uma inspiração de vários historiadores de Russas. 

ESGOTADO

Tal como aconteceu no lançamento acontecido em Fortaleza, todos os exemplares foram vendidos, mediante a grande procura pela obra que traz a biografia de mais de 80 personalidades que fizeram a historia de Russas.

O AUTOR

Limério Moreira da Rocha é russano (1931), radicado em Recife, graduado em Ciências Sociais, licenciado, bacharel e pós graduado em História, com especialização em História do Brasil e da América, pela Universidade Católica de Pernambuco. Titular, também, de 18 cursos de extensão universitária.  Lecionou, por vários anos, na Fundação de Ensino Superior de Olinda, sócio efetivo do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano; sócio correspondente do Instituto Histórico do Ceará e do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte. Sócio da Casa dos Amigos de Russas e sócio correspondente da Academia Russana de Cultura e Arte(ARCA). Portador das Comendas “100 anos do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano” e “Dom Lino Deodato”.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2024 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados