NOTÍCIAS / BRASIL

Ação vacina 48% do público-alvo e termina hoje

30/09/2016

Enviar por e-mail
Imprimir notícia

Crianças menores de 5 anos, meninas de 9 anos e adolescentes com idades entre 10 e 15 anos têm até esta sexta-feira (30) para comparecem a um posto de saúde a fim de atualizar e regularizar a caderneta de vacinação na Campanha Nacional de Multivacinação 2016. Até agora, conforme os dados da Segundo a Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa), 48,9% de 170.050 crianças e adolescentes foram vacinadas. Até a manhã dessa quinta-feira (29), 83.170 crianças e adolescentes do Ceará receberam 118.199 doses de vacinas. A ação se iniciou no último dia 19 de setembro.

Sem meta

De acordo com a Sesa, não há meta para ser alcançada, já que a vacinação acontece de forma seletiva para a população-alvo. A Campanha de Multivacinação deste ano pretende resgatar a população não vacinada ou com esquemas de vacinação incompletos, na infância e adolescência. O objetivo da ação é melhorar as coberturas vacinais, controlar, eliminar e erradicar as doenças imunopreveníveis no Brasil. Por isso, a caderneta de imunização passa por uma avaliação criteriosa sobre a situação das vacinas realizadas e as que ainda faltam.

Durante a campanha, as vacinas disponíveis previstas no Calendário Nacional de Vacinação são a BCG, Pentavalente, Rotavírus, Pneumocócia 10, Meningocócica C, Tríplice Viral, DTP infantil, contra varicela, contra poliomielite (VIP e VOPb), contra hepatite A e contra hepatite B. Para adolescentes de 9 e 14 anos, estão disponíveis as vacinas Tríplice Viral, Dupla Adulto, contra hepatite B e contra HPV. A Dupla Adulto é específica para meninas entre 9 e 13 anos de idade.

Conforme a Sesa, no ano passado no Ceará, 401.959 crianças de zero a 5 anos incompletos foram levadas por pais ou responsáveis aos postos de vacinação dos 184 municípios com o intuito de atualizar a caderneta de saúde. Do total, 238.998 foram imunizadas e receberam 187.924 doses.

Doses extras

O Ministério da Saúde lançou a Campanha Nacional de Multivacinação 2016 no dia 13 deste mês, em Brasília. Ao todo, foram enviadas 19,2 milhões de doses extras de 14 vacinas para postos de saúde em todo o País.

O dia D da mobilização nacional ocorreu no último sábado (24). Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 36 mil postos de vacinação e 350 mil profissionais de saúde participaram dos 12 dias de mobilização. (Colaborou Fernanda de Façanha)

SAIBA MAIS

Vacinas disponíveis

1. BCG

2. Pentavalente

3. Rotavírus

4. Pneumocócica 10

5. Meningocócica C

6. Tríplice Viral

7. DTP infantil

8. Contra varicela/ poliomielite (VIP e VOPb)/ hepatite A/ contra hepatite B

Adolescentes de 9 e 14 anos

1. Tríplice Viral

2. Dupla Adulto,

3. Contra hepatite B/ contra HPV.

*A Dupla Adulto é específica para meninas entre 9 e 13 anos de idade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2024 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados