NOTÍCIAS / CEARÁ

La Niña se distancia, e inverno volta a preocupar no Ceará

Diário do Nordeste

30/09/2016

Enviar por e-mail
Imprimir notícia
Seca: La Niña se afasta e gera alerta (Foto: Reprodução)
Seca: La Niña se afasta e gera alerta (Foto: Reprodução)

O prognóstico de bom inverno para o próximo ano está cada dia mais distante de se configurar. A esperança era não só a chegada do La Niña (esfriamento do Oceano Pacífico Equatorial) trazendo boas perspectivas de chuvas para os meses de outubro, novembro, como também que ele ganhasse corpo em dezembro e janeiro, aumentando as chances de uma quadra chuvosa acima da média histórica. Entretanto, o fenômeno está perdendo força, lamentam meteorologistas da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e do Climatempo.

Mesmo assim, a possibilidade de novo ano seco está longe de ser confirmada, pois com o El Niño descartado e a neutralidade das águas oceânicas, a esperança se volta para o Oceano Atlântico Tropical, nas proximidades do Nordeste. "Com as águas mais aquecidas ao Sul do Equador quando comparadas com o Norte, as chuvas relacionadas à Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) ficam mais propícias de acontecer. Vamos aguardar mais um pouco", explica o meteorologista da Funceme, Raul Fritz.

Verão

A combinação de período com temperatura do Oceano Atlântico desfavorável com o forte El Niño ocorrido entre 2015 e 2016 interferiu negativamente no ciclo de chuva do Nordeste nos últimos cinco anos, aponta o meteorologista da Climatempo, Alexandre Nascimento. A falta de chuva no verão e outono de 2016 sobre o Nordeste não pode ser atribuída apenas ao El Niño, explica, mas o fenômeno potencializou o quadro de seca que já estava instaurado no Nordeste.

"No verão 2015/2016, a precipitação veio forte sobre a Bahia e em outros estados do Nordeste. Mas a escassez de chuva foi o que predominou no restante da estação. A costa leste também teve um período chuvoso fraco este ano", comenta.

Mas agora as perspectivas são completamente diferentes, garante. O El Niño já terminou e não há previsão que o fenômeno retorne até o fim deste ano e nem em 2017. Ao longo da primavera de 2016, deve haver a formação de um evento La Niña com fraca intensidade. Este fenômeno é contrário ao El Niño e é caracterizado por águas oceânicas mais frias do que o normal na porção central e leste do Pacífico Equatorial. "A não existência desse fenômeno na primavera de 2016 e no verão 2016/2017 é uma das principais condições que sustentam a esperança de uma previsão de que a chuva retorna ao Nordeste no próximo ano". Isso deve ser observado nos próximos meses. "Em outubro pode chover acima da média. Será bom para molhar o solo". Por enquanto, assevera, a probabilidade que se apresenta é de que no Atlântico as águas favorecem condições para as chuvas no Nordeste, especialmente o Norte da região, incluindo o Ceará. "Se esta situação persistir, 2017 será um ano de boa quadra chuvosa", declara.

Conforme Raul Fritz, ainda é cedo para ter certeza. "Temos que observar como o Atlântico vai se comportar". Ele diz que o Estado precisa de uma boa estação chuvosa, acima de média, mas com as condições quase neutras do Pacífico, podemos ter só o período entre fevereiro e maio de chuvas na média histórica.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2024 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados