NOTÍCIAS / POLÍTICA

Mãe de Safadão e prefeito de Aracoiaba têm mandatos cassados

G1

29/09/2016

Enviar por e-mail
Imprimir notícia

A vice-prefeita de Aracoiaba e candidata a reeleição Maria Valmira Silva de Oliveira, a Dona Bill, foi julgada inelegível por 8 anos e teve o atual mandato cassado. A decisão da juíza eleitoral Cynthia Nóbrega Pereira F. Thomáz vale para a chapa e também atinge o atual prefeito Antônio Cláudio Pinheiro. Dona Bill também é conhecida por ser mãe e empresária do cantor Wesley Safadão.

Os dois foram denunciados por abuso de poder econômico e político pela coligação “Novas Ideias para Mudar”. Além de considerar a ação procedente, a juíza determinou “a remessa dos autos ao Ministério Público Eleitoral para instauração processo disciplinar e, se for o caso, de ação penal”, escreveu a magistrada na sentença publicada nesta quarta-feira (28) no Diário da Justiça.

Entretanto, a decisão é de primeira instância e ainda cabe recurso ao Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) e, se for o caso, ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Informações circulando em redes sociais informando que o TRE-CE já deu parecer contrário à decisão não são verídicas, pois o recurso ainda não foi enviado, segundo o órgão.

A declaração de inelegibilidade da chapa e a cassação do mandato do prefeito e da vice foi baseada em atos considerados abusivos pela juíza. Eles incluem doações de veículos com recursos pessoais de Dona Bill, com divulgação no site oficial da Prefeitura Municipal de Aracoiaba e em programa de rádio durante entrevista com a vice-prefeita.

Houve também a autopromoção em site oficial da prefeitura, segundo a sentença. Os atos considerados abuso de poder econômico e político foram realizados entre janeiro e julho de 2016. Isso resultou “na quebra da igualdade entre os candidatos, prejudicando, sobremodo, a lisura do pleito”, escreveu a juíza.

A reportagem tentou ouvir a coligação “Governo do povo, pensando o Futuro”, dos candidatos a reeleição. Contudo, não houve contato até a publicação da matéria.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2024 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados