NOTÍCIAS / CEARÁ

No Ceará, 38% das famílias negam autorização para doação de órgãos

G1 CE

02/09/2016

Enviar por e-mail
Imprimir notícia

No Ceará, 38% das famílias negaram autorização de doação de órgãos, entre janeiro e junho deste ano, de acordo com pesquisa da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO) divulgada nesta quinta-feira (1º). O índice está abaixo da taxa nacional, que é de 44%. 

O estudo também mostra que a taxa de doadores efetivos de órgãos no estado é mais alta do que a nacional. Enquanto que no Brasil a taxa de doadores efetivos de órgãos é de 14 doadores a cada milhão de habitante, o Ceará tem 24,3 doadores a cada milhão de habitante.

No Ceará, 63% dos órgãos doados não foram aproveitados, no primeiro semestre, e 1.155 cearenses estão na fila do transplante. No Brasil, 33.199 pessoas aguardam a doação de órgãos. A maioria (464) espera a doação de um rim, enquanto 147 aguardam um fígado.

O estudo também revela que no primeiro semestre deste ano 887 cearenses ingressaram na fila do transplante e 42 morreram.

Setembro Verde

Com objetivo de aumentar o número de doadores, começa nesta quinta a campanha Setembro Verde, que ocorre durante todo o mês em 21 estados brasileiros. “A população precisa se conscientizar sobre a importância e a necessidade da doação de órgãos para salvar vidas. O Brasil tem o segundo maior programa de transplante do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos”, destaca Lima, cirurgião e criador da campanha.

Com o slogan "Doe órgãos, salve vida!", a campanha lembrará também o Dia Nacional da Doação de Órgãos, comemorado em 27 de setembro. Durante todo o mês, diversos monumentos e pontos turísticos das cidades brasileiras ficarão iluminados de verde para chamar a atenção da população sobre a necessidade da doação de órgãos.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2024 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados