NOTÍCIAS / POLÍTICA

Pesquisa O POVO/DATAFOLHA. RC lidera; Wagner e Luizianne embolados

O povo

21/08/2016

Enviar por e-mail
Imprimir notícia

A eleição municipal em Fortaleza começa com o prefeito candidato à reeleição na frente e outros dois em disputa direta por vaga no 2º turno. Roberto Cláudio (PDT) lidera com 27% das intenções de voto. A seguir, o deputado estadual Capitão Wagner (PR) tem 20% e a ex-prefeita Luizianne Lins (PT) aparece com 17%. Como a margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, Wagner e Luizianne estão tecnicamente empatados.

Os números são da pesquisa O POVO/Datafolha, no primeiro levantamento depois da definição de candidatos e do início da campanha eleitoral. Após os líderes, aparecem Heitor Férrer (PSB), com 9%, e Ronaldo Martins, com 4%. 
 
João Alfredo (Psol) e Tin Gomes (PHS) têm 1% das intenções de voto, cada. Francisco Gonzaga (PSTU) chegou a ser citado, mas não pontuou. Disseram não saber em quem devem votar 9% dos entrevistados. Brancos e nulos somam 12%.

Rejeição
Entre os três concorrentes na dianteira, Capitão Wagner tem menor rejeição, com 13% dos entrevistados dizendo que não votariam nele “de jeito nenhum”. Já Luizianne lidera o quesito, com 35% de rejeição, seguida de RC, com 29%.


Outros candidatos possuem índices de rejeição próximos entre si. Tin Gomes tem 15%, Francisco Gonzaga 14%, João Alfredo 13% e Ronaldo Martins 11%. Houve 5% dos entrevistados que disseram não votar em nenhum dos candidatos na disputa.
 

Ainda entre os três com mais intenções de voto, Wagner também é o menos conhecido. Há 84% dos entrevistados que dizem saber quem é o candidato. Desse total, 28% disseram terem só “ouvido falar” dele. Roberto Cláudio e Luizianne, por sua vez são conhecidos, respectivamente, por 97% e 96% dos eleitores.

Espontânea
Na pesquisa espontânea, onde a relação dos candidatos na disputa não é apresentada ao entrevistado, o prefeito lidera isolado, com 17% das menções. Luizianne Lins é citada por 6% dos eleitores e Capitão Wagner, 5%. Logo após, aparecem Heitor Férrer, com 3%, e Ronaldo Martins, com 1%. João Alfredo é citado, mas não chega a 1%.


Nessa pesquisa espontânea, 52% dizem não saber em quem devem votar. A intenção de voto nesse tipo de pesquisa é considerada mais consolidada, pois o eleitor já tem na cabeça o nome de em quem pretende escolher. 
 

A pesquisa começou a ser realizada na última quinta-feira, 18, após dois dias de campanha eleitoral, e foi concluída nesta sexta-feira, 19. Foram ouvidos 800 eleitores.
 

O nível de confiança é de 95%. Isso significa que se fossem realizados 100 levantamentos com a mesma metodologia, em 95 os resultados estariam dentro da margem de erro. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) com número CE-03508/2016. 

 
A pesquisa
O POVO/Datafolha foi realizada nos dias 18 e 19 de agosto e ouviu 800 eleitores em diversos bairros de Fortaleza. A margem de erro máxima é de três pontos percentuais para mais ou para menos

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2024 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados