NOTÍCIAS / CEARÁ

Ceará é o 4º Estado do País em casos de microcefalia

Diário do Nordeste

17/08/2016

Enviar por e-mail
Imprimir notícia

O Ceará é o quarto estado brasileiro que mais confirmou casos de microcefalia e outras alterações do Sistema Nervoso Central (SNC), sugestivos de infecção congênita, referente ao período de outubro de 2015 até o último dia 6 de agosto deste ano. De acordo com o último boletim epidemiológico do Ministério da Saúde (MS), o Estado contabilizou 136 casos, ficando atrás da Paraíba (159), Bahia (287) e de Pernambuco (376).

Do total de 554 casos notificados neste período, segundo o levantamento, o Ceará mantém 151 em investigação e outros 267 foram descartados. Em relação ao boletim anterior, com período até 30 de julho, houve o acréscimo de um caso notificado e de seis descartados. O número de confirmações não sofreu alteração entre as datas.

Das confirmações no Estado, 22 evoluíram para óbito fetal ou neonatal, uma a mais que o levantamento do dia 30 de julho, e que corresponde a 18% das mortes em todo o Brasil, 122 até o momento. Mais 16 óbitos estão em investigação no Ceará e dois foram descartados.

Dos 184 municípios cearenses, 110 tiveram casos notificados da microcefalia, mas até o dia seis de agosto, houve a confirmação da incidência em 52 deles, ou seja, em 28,3% do Estado. Em todo o País, o Ministério da Saúde notificou 8.890 casos, confirmou 1.806 e descartou 4.106. Outros 2.978 casos permanecem em investigação.

Tratamento

Para o tratamento de crianças com distúrbios neuropsicomotores, entre eles os causados pela microcefalia, o Governo do Estado conta com 10 Núcleos de Estimulação Precoce. O último foi inaugurado na policlínica regional do município de Sobral, em junho deste ano, garantindo atendimento para crianças de 0 a 3 anos de idade. O objetivo é descentralizar os serviços de saúde, para que os pacientes recebam o tratamento adequado próximo às suas famílias. A intenção é implantar Núcleos de Estimulação Precoce em todas as policlínicas.

Das 19 crianças sendo acompanhadas por uma equipe multiprofissional em Sobral, 13 têm o diagnóstico de microcefalia. As demais policlínicas com o serviço implantado estão em Caucaia, Barbalha, Russas, Baturité, Camocim, Tianguá, Crateús, Limoeiro e Pacajus. As equipes são compostas por fonoaudiólogo, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, psicólogo, além de pediatra ou neuropediatra. A criação dos Núcleos de Estimulação Precoce foi uma iniciativa do Governo do Estado em parceria com o Núcleo de Tratamento e Estimulação Precoce (Nutep), programa de extensão da Universidade Federal do Ceará (UFC), e dos municípios.

Também como parte das medidas de enfrentamento às doenças causadas pelo mosquito Aedes aegypti no Brasil, o Governo Federal passou a prestar assistência social às crianças com microcefalia, concedendo o Benefício de Prestação Continuada (BPC), já voltado a pessoas idosas ou deficientes de baixa renda. O auxílio está previsto na Lei 13.301/06. O benefício corresponde a um salário mínimo mensal e, para conseguir, a mãe ou o responsável pela criança deve procurar uma agência do Instituto Nacional de Segurança Social (INSS) para cadastro.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2024 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados