NOTÍCIAS / ESPORTES

Bolt ganha tri nos 100 m rasos e se torna o maior da história do atletismo

Uol

15/08/2016

Enviar por e-mail
Imprimir notícia

Em meio aos tempos sombrios vividos pelo atletismo, um raio apareceu como salvação: Usain Bolt se tornou o maior nome da modalidade com seu inédito tricampeonato olímpico nos 100 metros rasos na Rio-2016. Como se parecesse pouco, ele acumulou a sua sétima medalha de ouro em oito competições disputadas - só perdeu quando se contundiu. Assim, cumpriu o que se propôs ao final de Londres: virar uma lenda.

Bolt venceu a prova com 9s81, sua melhor marca da temporada, mas distante de seu recorde mundial de 9s58 obtido no Mundial de Atletismo de Berlim, em 2009. O tempo também foi pior que nas suas duas outras conquistas olímpicas: ele fez 9s69 em Pequim-2008, e 9s63 em Londres-2012. O jamaicano teve uma largada mais fraca do que na semifinal, mas passou à frente nos últimos metros. Depois, reclamou da organização da prova e disse que ficou cansado.

"Eu já era uma lenda, mas precisava do tri", disse ele ao SporTV.

Depois da comemorar e fazer o "raio" com a torcida, o jamaicano aproveitou para criticar a programação dos 100m rasos na Rio-2016, especialmente por ter apenas 1h30 de descanso entre a semifinal e a decisão. "Eu mal tinha saído da semi e já tive que fazer aquecimento de novo. Eu nunca fico cansado depois dos 100 metros, e desta vez fiquei", reclamou Bolt.

O principal rival de Bolt, o norte-americano Justin Gatlin, ficou com a prata ao correr para 9s89 - acima de sua melhor marca na temporada, 9s80, que lhe daria o ouro. Já a medalha de bronze ficou com o canadense Andre de Grasse, com 9s91.

O jamaicano afirmou que se surpreendeu com as vaias da torcida no Engenhão a Gatlin. "Eu estava chocado. Foi a primeira vez que eu vi. Não há palavras para descrever. Foi surpreendente. Diferentes lugares, diferentes códigos", disse, rapidamente, em contato com a imprensa após o triunfo que garantiu a medalha de ouro", comentou.

A história de Bolt teve os elementos dos filmes clichês norte-americanos. O herói que aos 29 anos tem que se manter no topo, a contusão pouco antes do grande evento, o rival com cara de vilão e passado de doping (Justin Gatlin) - é verdade que ele pagou suas penas e nunca mais foi pego.

E Bolt soube incorporar o papel de protagonista. Deixou o suspense no ar após a lesão na coxa direita nas classificatórias jamaicanas. Ao chegar ao Rio, correu uma eliminatória lenta, se poupando. Mas disse que estava inteiro. E o Engenhão encheu para esperá-lo como aconteceu poucas vezes neste Jogos, ainda que não estivesse completamente lotado - alguns espaços vazios foram verificados.

Houve uma manifestação unânime do estádio a cada vez que ele apareceu na tela, a cada vez que teve o nome anunciado. Como foi em Londres. Bolt não é mais um ídolo da Jamaica: é do mundo.

A vitória de Bolt representa a redenção de um esporte atingido por um escândalo sem precedentes de doping pouco antes dos Jogos do Rio-2016. A delegação russa, uma das mais importantes da modalidade, foi excluída pelo envolvimento em um sistema para drogar atletas para melhorar seu desempenho. A própria cúpula da Iaaf (Federação Internacional de Atletismo) caiu por envolvimento no caso ao receber propinas para mascarar testes positivos.

O próprio Bolt disse que o atletismo precisava que ele vencesse. E ele carregou nos seus ombros, de novo, uma modalidade inteira. Agora, só lhe faltará cumprir a tríplice coroa pela terceira vez aqui no Rio-2016, com os títulos também dos 200 m e do 4x100 m, e depois se retirar com a certeza de que é o maior em mais de 114 anos de Olimpíada. E que levará provavelmente outros 100 anos para surgir um novo Bolt.

Bolt se torna primeiro tricampeão do atletismo de pista

Além do tricampeonato inédito dos 100 m rasos, outra marca histórica foi alcançada pelo jamaicano: ele se tornou o primeiro atleta tricampeão olímpico em provas de pista. Já na conta com todas as provas do atletismo, ele se tornou o oitavo tricampeão. Há ainda dois tetracampeões: os norte-americanos Al Oerter (vencedor em 1956, 1960, 1964 e 1968 no lançamento de disco) e Carl Lewis (campeão em 1984, 1988, 1992 e 1996 no salto em distância).

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2024 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados