NOTÍCIAS / CEARÁ

Calazar já provocou 8 óbitos neste ano no Ceará

Diário do Nordeste

15/08/2016

Enviar por e-mail
Imprimir notícia

De janeiro a julho deste ano, 8 pessoas morreram no Estado em decorrência da doença leishmaniose visceral, também conhecida como calazar, de acordo com informações da Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa). Dos óbitos, 3 foram registrados na Região Metropolitana de Fortaleza (dos quais dois na Capital e um em Caucaia), um em Barbalha, um em Brejo Santo, um em Choró, um em Independência e um em Umirim. 

Nos 7 primeiros meses do ano, foram registrados 143 casos no Estado, o que corresponde a uma média de 20,4 casos e a 1,1 óbito a cada mês. Ainda que a média de vítimas fatais tenha caído quase pela metade em relação ao ano passado, quando foram registrados 25 mortes (2,03 por mês), a média de registro da doença quase duplicou neste ano – foram registrados 137 casos em 2015, com média de 11,41 casos por mês. 

A Capital registre a maior incidência, com 43 casos, o equivalente a 30% do total registrado no Estado, enquanto Sobral e os municípios dos arredores, parte da zona de abrangência da 11ª Coordenadoria Regional de Saúde, concentram 18% do total, com 27 casos. 

A doença 

Endêmica no Brasil, a doença é transmitida tanto a animais como aos seres humanos pela picada do inseto Flebotomíneo Lutzomyia longipalpis, também conhecido como mosquito-palha. Esses insetos são pequenos e possuem o corpo revestido por pêlos de coloração clara, são facilmente reconhecíveis pelo hábito de voar em pequenos saltos e pousar com as asas entreabertas.  

O calazar é transmitido ao homem através da picada do inseto que foi contaminado pela doença ao picar cães, animais silvestres e roedores infectados. A doença é de alta letalidade e tem os cães como seu principal reservatório - a doença pode matar o animal e colocar em risco a vida das pessoas que convivem com ele. A incubação no ser humano varia de dois a seis meses.  

Quando detectado precocemente, o calazar pode ser tratado com grande chances de recuperação. Alguns dos principais sintomas são febres que reaparecem constantemente durante semanas, palidez, fraqueza, perda de apetite, emagrecimento, problemas respiratórios, diarreia e sangramentos. Sem tratamento adequado, a doença pode causar a morte. 

Prevenção 

Na semana passada, foram realizadas atividades da Semana Nacional de Combate e Controle da Leishmaniose, que teve como objetivo esclarecer a população sobre o que é a doença e sua importância, assim como de que maneira ela é transmitida, seus sintomas e como prevenir que pessoas e animais sejam infectados. As ações foram realizadas em Caucaia e em Fortaleza. 

As atividades incluíram palestras para capacitação e fornecimento de informação sobre como prevenir e combater a doença, além do encoleiramento de cães da população e de Organizações Não-Governamentais (ONGs) com o método preventivo da leishmaniose. 

Números do calazar 

- É a segunda doença parasitária que mais mata no mundo;  

- Segundo a Organização Mundial da Saúde, a doença registra anualmente 500 mil novos casos humanos no mundo com 59 mil óbitos; 

- Quando não tratada, pode evoluir para óbito em mais de 90% das ocorrências; 

- Na América Latina, ela já foi detectada em 12 países e destes, cerca de 90% dos casos acontecem no Brasil, onde, em média, 3.500 pessoas são infectadas e mais de 200 morrem anualmente; 

- Pesquisadores estimam que nas áreas endêmicas, para cada humano doente, existam 200 cães infectados.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2024 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados