NOTÍCIAS / BRASIL

País tem 20% da água da Terra e dá esgoto a apenas 48,6% da população

12/08/2016

Enviar por e-mail
Imprimir notícia

Um quinto das reservas de água do mundo estão no Brasil. E essa não é necessariamente uma boa notícia, nem para os brasileiros nem para o resto do mundo. A abundância de água está na matriz energética e se reflete no PIB. A economia brasileira depende fundamentalmente dela.

Cerca de 62 % da energia gerada aqui vem de usinas hidrelétricas e 72% da água para o consumo irriga a agricultura, ajudando a colocar o Brasil como o segundo maior exportador de alimentos do planeta.

Mesmo tão dependente, o país gerencia mal e trata muito mal a água, em todos os seus percursos. Não distribui de forma igualitária para o consumo em seu território. Não provê serviços de saneamento e tratamento de resíduos para grande parte da população. Lança cargas enormes de poluentes sem trato adequado em rios, com danos enormes para a saúde pública e o meio ambiente.

Apenas cerca de 48,6% dos brasileiros são atendidos por serviços de esgoto e só 39% dos domicílios têm serviço de tratamento de resíduos. A chamada cobertura nacional de água é de 82,5% da população. Entre os 40% mais pobres do país, 43% têm vaso sanitário ligado à rede de esgoto no domicílio. O dado é de 2013. A evolução existe, mas é lenta. Em 2004, eram 33%.

O desperdício é generalizado e de arrepiar. As empresas que distribuem água registram perdas de até 37% por causa de infraestrutura sucateada e falhas de administração. Os dados não são todos inéditos, mas estão contextualizados e analisados no Diagnóstico Sistemático de País, divulgado no último dia 3 de agosto, pelo Banco Mundial.

O estudo aponta as desigualdades na distribuição de água entre a população, a indústria e a agricultura. E alerta para o papel dramático da indústria na degradação ambiental, através do lançamento de efluentes com metais pesados e hidrocarbonetos, que contaminam regiões metropolitanas e forçam as cidades a buscar água em locais cada vez mais distantes, criando forte competição entre regiões.

O diagnóstico reforça a necessidade de políticas de proteção ambiental e considera que o país deve atentar para os impactos ambientais decorrentes da criação de polos industriais na região Nordeste. O aumento da demanda e a necessidade de universalizar os serviços exigiria melhor gestão dos recursos hídricos.

Coluna da Mara Gama na Folha de S. Paulo

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2024 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados