NOTÍCIAS / CEARÁ

Ceará intensifica combate a fraudes no sistema de água

Diário do Nordeste

08/08/2016

Enviar por e-mail
Imprimir notícia

No mês em que as águas do Rio São Francisco deveriam estar chegando ao Ceará por meio da transposição - cujo atraso nas obras adiou essa data para janeiro de 2017-, o Governo do Estado começa a colocar em prática o Plano de Convivência com a Seca para Fortaleza e Região Metropolitana, tendo como uma das primeiras ações o aumento da fiscalização contra fraudes que causam perda de água, que se iniciam hoje, por meio de equipes da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece).

O desperdício, inclusive, é um dos maiores desafios enfrentados pelo governo, especialmente no ano em que o Estado, segundo o governador Camilo Santana, tem a menor quantidade histórica de água armazenada em açudes e mananciais.

"Essa vai ser a fase mais difícil para o Ceará, até o próximo inverno. Nós vamos fazer um grande esforço, economizar água, não desperdiçar. Esse é momento da gente cuidar, porque senão, pelo menos em janeiro, fevereiro e março, poderá faltar água para os nosso irmãos e irmãs cearenses", reforçou o governador durante o Seminário dos Conselhos Comunitários de Defesa Social, no último sábado (6), no Ponta Mar Hotel.

Nesta segunda-feira, a Cagece dá início a uma das ações que visa contribuir com a redução das perdas de água, a fiscalização contra fraudes na rede de abastecimento. Com o reforço de 96 novas equipes, o órgão vai intensificar esse tipo de fiscalização, começando pelo bairro Damas, região com grande incidência de ligações cortadas ou suprimidas.

Abastecimento

Conforme a Cagece, as fraudes são responsáveis por 50% das perdas de água do órgão, além de comprometerem o abastecimento e a qualidade da água de uma região. Rompimento dos lacres dos hidrômetros, ligações clandestinas na rede de abastecimento, desvio de água do hidrômetro, violações de ligações cortadas e lançamento indevido de água e esgoto na rede de esgotamento sanitário são considerados fraudes.

Camilo aproveitou, ainda, para pedir o apoio dos cerca de 600 conselheiros voluntários presentes no encontro no reforço da consciência para a economia de água. "Às vezes, a pessoa pega a água da mangueira, água boa, e vai aguar a calçada, lavar o carro. Um banho que poderia ser de 10 minutos, a pessoa passa meia hora, cantando. Eu tô falando dessa questão da água porque vocês têm um papel multiplicador muito importante nas famílias, nos bairros, nos conselhos de vocês, e a gente precisa economizar água nesse momento", completou o governador. No dia do lançamento do plano de ações de contingência para a seca, o volume de água armazenado nas bacias hidrográficas do Estado, segundo a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), era de 11,7%, correspondentes ao mês de julho. Duas semanas depois, o total armazenado já reduziu para 11,3% - o que dá uma dimensão do alto consumo hídrico no Estado.

Apresentado em 28 de julho deste ano, o plano de convivência com a seca do Governo do Estado, voltado para a Capital e os municípios da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), inclui ações como construção, abertura de novos poços, limpeza e instalação dos já existentes, além da análise de vazão e qualidade dos equipamentos, além da revisão da tarifa de contingência para os consumidores que não economizarem água.

A implantação do sistema de reúso da água de lavagem dos filtros da Estação de Tratamento de Água (ETA) do Gavião, assim como a instalação do sistema de captação pressurizada do mesmo reservatório, também está entre as metas do plano apresentado pelo Estado.

FIQUE POR DENTRO

Audiência discute meta de economia

Nesta terça-feira, o aumento de 10% para 20% na meta de economia de água no Estado e a cobrança de uma tarifa de 120% sobre o valor da conta de água dos consumidores que não reduzirem o gasto - um dos pontos do plano de segurança dos recursos hídricos do Governo do Estado -, serão debatidos em audiência pública presencial na sede da Agência Reguladora Públicos Delegados do Estado do Ceará (Arce). A intenção da agência é publicar, no dia 15, uma resolução dispondo sobre a aprovação, ou não, da medida.
dsa

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2024 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados