NOTÍCIAS / POLÍTICA

Roberto Cláudio exalta feitos da sua gestão e ‘novas ideias’

Diário do Nordeste

05/08/2016

Enviar por e-mail
Imprimir notícia

No dia cercado de expectativas, entre aliados, sobre o nome do pré-candidato a vice-prefeito que embarcará, junto com o atual prefeito, Roberto Cláudio (PDT), na empreitada eleitoral que mira a reeleição, o silêncio que o postulante à Prefeitura de Fortaleza mantinha até então foi quebrado por apitos, batucadas e gritos de centenas de pessoas que cantavam já em clima de campanha: “Roberto Cláudio e Moroni agora é 12!”. As duas pré-candidaturas, da coligação composta, até ontem à noite, por 16 partidos, foram oficializadas na convenção que reuniu, além dos irmãos Ferreira Gomes, a atual primeira-dama do Estado, Onélia Leite, que selou o apoio do governador Camilo Santana (PT) ao prefeito da Capital.

Roberto Cláudio discursou aos apoiadores por quase meia hora, enumerando realizações do atual mandato que pretende ampliar caso seja reeleito, com prioridade nas áreas de Saúde, Educação e Mobilidade Urbana, e adiantando “novas ideias” que deve levar para a campanha, as quais abrangem, por exemplo, Trabalho e Segurança Pública. 

A coligação, segundo ele, conta com 16 siglas e pode receber ainda outras duas, com as quais está dialogando. A convenção de ontem contou com as presenças de lideranças do PDT, como a do presidente nacional do partido, Carlos Lupi, a do presidente do grêmio no Ceará, o deputado federal André Figueiredo, e também a da vice-governadora Izolda Cela, além de dirigentes e parlamentares de outras siglas, a exemplo dos deputados federais Odorico Monteiro (Pros) e Domingos Neto (PSD). 

Entre os pedetistas, também estiveram presentes os ex-governadores Cid e Ciro Gomes e os presidentes da Assembleia Legislativa, Zezinho Albuquerque, e da Câmara Municipal de Fortaleza, Salmito Filho. O governador não esteve na convenção, mas Roberto Cláudio afirmou que esteve com Camilo antes de chegar ao evento. “Vim da casa dele agora. O Camilo é um grande sujeito, um grande governador, e vai estar do nosso lado, moralmente, sempre caminhando com a gente”, destacou. Na manhã de hoje, os dois visitam, juntos, as obras do IJF 2, no Centro.

Sobre o programa de governo que deve apresentar aos eleitores, o pedetista informou que o Plano Fortaleza 2040, projeto que prevê ações para o desenvolvimento da Capital em curto, médio e longo prazos, servirá de “ponto de partida” para a definição de propostas, mas ressaltou que serão construídas também durante a campanha eleitoral.  

“A gente já tem um boneco, o primeiro material, o que queremos fazer, mas ele será legitimado pela participação popular dentro do comitê”, detalhou.

Prioridades

Ele adiantou que dará prioridade a três áreas que considera relevantes: Saúde, Educação e Mobilidade Urbana. O gestor municipal destacou ações do mandato, ponderando que há muito a ser continuado. “Algumas das questões que mais avançaram foram na área de Saúde. Contratamos mais de 360 médicos, concluímos e reformamos 70 postos de saúde, construímos 20 novos postos, implantamos cinco UPAs, implantamos uma Policlínica. Mesmo com tudo isso, essa é uma área que ainda precisa avançar”, citou. 

Em entrevista após o evento, Roberto Cláudio também respondeu críticas de alguns se seus adversários no pleito, que, nas respectivas convenções, sustentaram que o prefeito prioriza áreas nobres da cidade em sua gestão. “Nós temos obras hoje, literalmente, em todos os 119 bairros da cidade de Fortaleza. Nós vamos ter 21 areninhas, 76 creches abertas, 25 escolas de tempo integral até o final do ano, teremos 250 praças reformadas, diversas obras de mobilidade, e essas ações, muitas vezes, não são conhecidas por quem mora num bairro e não frequenta o outro”.

O pedetista disse, ainda, que não fará uma campanha de revanchismos, acusações ou ódio. “Aquela história de ‘bateu, levou’ não vai ser aqui. A minha resposta será apontar uma obra, uma mudança que a cidade teve”. Na lista de “novas ideias” que pretende executar, disse que vai propor “um grande projeto de capacitação para o trabalho” e apresentará, ainda, uma proposta de política integrada de prevenção à violência em parceria com o Governo do Estado. “Uma proposta que envolva responsabilidades do município para prevenir violência – muito mais ações sociais e ações de infraestrutura territoriais que vão apoiar ações de policiamento do Governo do Estado”, detalhou.

Vice

Questionado sobre o que determinou a escolha do deputado federal Moroni Torgan (DEM) como vice da chapa, o pedetista afirmou que vinha “cantando” o parlamentar “há muito tempo”, mas só pode fechar questão em torno do nome ontem. “A gente teve que conversar com todos os aliados. Havia outros pré-candidatos, a gente teve que ter toda a delicadeza para manter a nossa base unida nesse processo de escolha. E o nome do Moroni é o nome que agrega, que une. O Moroni é o deputado federal mais votado do Ceará”. 

Já Moroni disse estar pronto para deixar o mandato na Câmara dos Deputados em dezembro e assumir a vice-prefeitura em 2017, caso a coligação seja eleita. “Quando Fortaleza chamou, através desse convite do Roberto Cláudio, eu tinha que dizer: ‘bom, o que eu tinha que fazer em Brasília, eu termino até dezembro, e a partir de janeiro eu estou aqui para, inclusive, trabalhar principalmente na proteção do nosso povo”.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2024 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados