NOTÍCIAS / CEARÁ

Ceará perde 48 mil postos de trabalho nos últimos 12 meses, diz ministério

G1 CE

27/07/2016

Enviar por e-mail
Imprimir notícia

O Ceará perdeu 1.926 vagas de emprego em junho de 2016 em relação em relação ao mês anterior, representando pequena redução, de 0,16%, no índice de população assalariada e com carteira assinada. Nos últimos 12 meses, houve redução de 4% no nível de emprego ou -48.922 postos de trabalho, maior criação de empregos da região Nordeste.

Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (27) pelo Ministério do Trabalho e Previdência Social.

Segundo a pesquisa, o desempenho ocorreu principalmente devido à diminuição do emprego nos setores da Construção Civil (-1.770 postos) e do Comércio (-1.093 postos), cujos saldos superaram a expansão no setor da Agropecuária (400 postos).

Na série ajustada, que incorpora as informações declaradas fora do prazo, no primeiro semestre do corrente ano, houve decréscimo de 24.948 postos (-2,08%).

Queda no país
Em todo o Brasil, as demissões superaram as contratações em 531.765 vagas formais no primeiro semestre deste ano. Segundo o governo, o resultado dos seis primeiros meses deste ano foi pior, para este período, desde o início da série histórica do Ministério do Trabalho, que, neste caso, começa em 2002.

A demissão de trabalhadores acontece em meio à forte queda do nível de atividade, com a economia brasileira passando pela maior recessão dos últimos 25 anos. No ano passado, o PIB "encolheu" 3,8% e, para este ano, a previsão do mercado financeiro é de uma nova contração do nível de atividade.

Os números de criação de empregos formais do primeiro semestre, e de igual período dos últimos anos, foram ajustados para incorporar as informações enviadas pelas empresas fora do prazo nos meses de janeiro a maio. Os dados de junho ainda são considerados sem ajuste.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2024 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados