NOTÍCIAS / CEARÁ

Fissura no Castanhão não compromete segurança, segundo avaliação do Crea

Diário do Nordeste

25/07/2016

Enviar por e-mail
Imprimir notícia

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Ceará (Crea-CE) anunciou, na manhã desta segunda-feira (25), que a fissura localizada no Açude Castanhão não compromete a segurança do local.

Reparo

A área passa por constante monitoramento e o reparo terá de ser imediato, segundo o Crea. Esse é o momento mais propício para reforçar a estrutura por conta do nível baixo da barragem ainda de acordo com o órgão.

O presidente do Crea-CE, João César de Freitas Pinheiro, lembra que a comissão instituída para fazer um levantamento das condições de segurança da barragem foi à Jaguaribara, um dos municípios no Ceará onde está localizado o Açude Castanhão. 

Na ocasião, foi feita uma inspeção na falha na parede da barragem, na região do sangradouro. Desde essa data, engenheiros e estudiosos vêm se reunindo na Academia Cearense de Engenharia (ACE) para analisar a questão e fazer um levantamento das condições de segurança da barragem do açude e apresentar parecer técnico dos possíveis riscos existentes no manancial.

Causas da rachadura

A fissura não foi causada nem por falha no processo de construção da obra e nem abalo sísmico, foi decorrente do fator térmico e outras condições do clima.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2024 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados