NOTÍCIAS / CEARÁ

Ceará tem 20 açudes secos e 44 atingiram o volume morto

Diário do Nordeste

25/07/2016

Enviar por e-mail
Imprimir notícia

Consequência do quinto ano seguido de chuvas abaixo da média histórica, o Ceará tem 20 açudes secos e outros 44 em volume morto. Os dados são da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh). Um dos vitimados pela preocupante situação é o centenário Cedro, neste Município do Sertão Central. A cota atual do reservatório é de 0,31%.

Primeira grande obra hídrica do País e cartão-postal de Quixadá, o Cedro está inserido na Bacia do Banabuiú. Segundo o gerente regional da Bacia, Luís César Pimentel, a situação é a pior dos últimos 15 anos. "Nós tivemos, em 2001, uma situação parecida com a que estamos vivenciando agora. Depois, em 2007 e 2008, também foi um período ruim, embora não tanto, mas logo em seguida as chuvas mudaram o cenário", disse. Luis César ressalta que o reservatório ainda chegou a tomar água neste ano, mas o volume foi insignificante. Em 1º de janeiro, contava com 0,55% de sua capacidade.

Desde 2008 o Cedro já não abastece a cidade de Quixadá. Atualmente, a água que chega às casas vem de um outro açude do Município, o Pedra Branca. O restante da água do Cedro ainda é retirado por caminhões-pipa, com supervisão da Cogerh, para o abastecimento animal e na agricultura, além de ainda permitir um cenário de paisagem ao local histórico, responsável por atrair turistas.

O total de água que ainda resta nos 153 açudes monitorados pela Cogerh atingiu o volume de 2,18 bi de m³, o que representa 11,7%. As bacias do Coreaú (41,54%), Litoral (41,26%) e Alto Jaguaribe (28,11%) se encontram na melhor situação. No outro extremo estão as bacias do Baixo Jaguaribe (0,25%), do Banabuiú (2,79%) e do Curu (2,64%), com os menores volumes. Sete açudes já sangraram neste ano mas, no momento, nenhum está sangrando.

Conforme Walt Disney Paulino, responsável pelo monitoramento diário dos açudes, o cenário atual pode ser um dos piores. "É um período mais crítico o de agora porque, depois de cinco anos de precipitação abaixo da média, essa situação é naturalmente complica", pondera.

Em meio a reservatórios que só secam e não registram aportes, saber como continuar garantindo água virou uma questão preocupante. Desde o fim de junho último, a Cogerh já realizou cerca sete reuniões para definir questões como alocação negociada de águas. Os encontros aconteceram em Crateús, Alto Santo, Itapajé, Miraíma, Irauçuba, Trairi e Iracema. O órgão também tem discutido soluções nas cidades em que os reservatórios já não são mais suficientes para atender a demanda do abastecimento humano.

No próximo dia 3 de agosto, a Cogerh deve realizar reunião em Quixadá, com o Comitê da Bacia do Banabuiú, para decidir sobre a liberação de água do Açude Arrojado Lisboa (Banabuiú), terceiro maior do Ceará que está com 0,75% de sua capacidade.

Protagonista
 
protagonista
Pescador mostra preocupação e esperança

José Erberto Lima Silva, 57, conta que é pescador desde quando nasceu e fala que essas é uma das situações mais difíceis que já viu no Cedro. Ainda assim diz que tem a esperança de que as coisas vão melhorar. Ele afirma que teve outros anos que ele secou, mas esse é um dos piores mesmo, que está difícil pescar e que quem tira a vida disso está numa situação complicada

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2024 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados