NOTÍCIAS / CEARÁ

Adelmo Aquino ajuíza ação contra Facebook

Alto Santo é notícia

21/07/2016

Enviar por e-mail
Imprimir notícia

Na segunda-feira (18), um dos pré-candidatos a Prefeito de Alto Santo, Adelmo Queiroz de Aquino, acionou o judiciário cearense ajuizando ação cautelar contra o Facebook e em desfavor de um usuário fake (perfil falso).

Adelmo através de seu advogado Aleixon Freitas, requer que o juiz defira o pedido no sentido de enviar ofício ao Facebook Serviços Online do Brasil para que a rede social forneça todos os dados acerca de um usuário.

O motivo de provocar o Judiciário reside no fato de que o pré-candidato foi ofendido por um perfil anônimo na rede social, tendo sido atacado em sua honra, sofrendo calúnias e injúrias perpetradas pelo fake (perfil falso) que se auto intitula “Bob Arnold”.

Na ação o advogado solicita ao Facebook dados como nome e e-mail, telefone, endereço de IP, endereço de MAC, logs de acesso, localização geográfica da realização do acesso à rede social do perfil nos últimos 6 meses.

Dr. Aleixon Freitas, disse que a internet não é terra sem lei e que tais condutas são identificáveis através da constatação de IP e os dados do usuário, inclusive com localização geográfica. Logo que informados pelo Facebook serão remetidos ao Ministério Público (MP) acompanhados de queixa-crime para que os responsáveis sejam responsabilizados criminalmente e civilmente.

Ainda relata que não se pode aceitar que a honra de um cidadão seja manchada e aviltada por criminosos disfarçados, sendo que as penas aplicada ao responsável pela postagem ofensiva podem chegar a 2 anos de detenção, no caso da calúnia, 1 ano no caso da difamação e seis meses no caso da injúria, sem contar a indenização cível que pode ser pleiteada em patamar elevadíssimo a depender do critério do juiz. 

Importante dizer que quem compartilha tais ofensas em seus perfis pessoais também está cometendo crime, vez que ajuda a compartilhar e difundir coisas.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2024 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados