NOTÍCIAS / CEARÁ

Castanhão recebe águas do Orós a partir de hoje

Diário do Nordeste

21/07/2016

Enviar por e-mail
Imprimir notícia

Como já previsto, o Açude Orós, no Centro Sul do Estado, dará, a partir de hoje - e pelos nos próximos seis meses -, suporte ao Açude Castanhão para a água chegar à Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Na manhã de ontem (20), foi votada na reunião do Comitê de Bacias do Baixo e Médio Jaguaribe a vazão liberada com destino à Capital e como será feita a transferência entre os reservatórios. Moradores do Baixo Jaguaribe ficaram insatisfeitos com as propostas.

O cenário a vigorar neste segundo semestre de 2016, na distribuição de água nas Bacias do Jaguaribe, mostra o Orós liberando uma vazão média de 11,5m³/s para o Rio Jaguaribe até o Açude Castanhão. Dessa vazão, 4m³/s será encaminhado, a partir de hoje, até o mês de setembro. Depois, até janeiro de 2017, a liberação sobe para 16m³/s. Com esse cenário, o Orós atingirá 9,9% de sua capacidade até o fim do período. Atualmente, o reservatório mantém pouco mais 26% da capacidade.

Contando com a água do Orós, o Castanhão irá operar com vazão de 15 m³/s, no intuito de abastecer a RMF, via Eixão e perenizar 100 km do Rio Jaguaribe. Pelo canal, serão liberados 9,5m³/s. A Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos espera que um volume de 6,5m³/s chegue até a RMF.

Resistência

Dois cenários estavam em votação: o segundo estimava liberação de 7m³/s, mas sofrendo a resistência de representantes de comitês do Baixo e Médio Jaguaribe, que propunham disponibilizar para Fortaleza 6m³/s. A diretora de operações da Cogerh, Débora Rios, disse que foi buscado um "meio termo" já que, segundo ela, ficaria operacionalmente inviável reportar a vazão de 6m³/s para a RMF.

Para o Rio Jaguaribe, serão encaminhados 5,5m³/s, entretanto este volume irá suprir a necessidade de perenização de 100 km dos 160 km de manancial. As comunidades ribeirinhas questionaram a vazão não chegar até Itaiçaba, sendo restrita apenas a localidade de Sucurujuba, em Quixeré. Sendo assim ficam de fora desse abastecimento as cidades de Jaguaruana, Palhano, Itaiçaba e Aracati, que até ano passado eram abastecida pelo rio Jaguaribe.

Para compensar a redução de oferta hídrica oriunda da bacia do Jaguaribe para Fortaleza, Débora acrescentou que uma série de medidas vêm sendo tomadas para que a RMF utilize sua própria água. Entre as ações, estão a liberação de água do Açude Aracoiaba, onde deve aumentar em 20 milhões de metros cúbicos o sistema metropolitano; o aproveitamento de 25 milhões de metros cúbicos do volume morto do Açude Pacajus com o intuito de utilizar todas as suas reservas, o aproveitamento do sistema Cauípe, para complementar o atendimento da área industrial e da área Oeste de Fortaleza; a transferência da captação do município de Maranguape do Açude Gavião para a Barragem do Maranguapinho e a construção de 42 poços no campo de dunas do Cumbuco e no Pecém.

"Fizemos uma série de cálculos e estudos para que os cenários pudessem atender às principais demandas e aliviar o Vale. Estamos vivendo um momento crítico de pouca oferta hídrica e tentamos chegar a um acordo", ressalvou Débora.

desa

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2024 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados