NOTÍCIAS / BRASIL

Concursos públicos são oportunidades na crise

Diário do Nordeste

09/07/2016

Enviar por e-mail
Imprimir notícia

A estabilidade empregatícia e os altos salários são almejados por milhares de brasileiros que prestam concursos públicos, mas a jornada é difícil e árdua. Para se tornar um funcionário público é necessário dedicar boa parte do tempo para estudar, e com bastante foco.

O problema é que, nas últimas semanas, muitas pessoas ficaram surpresas com o anúncio da suspensão dos concursos do âmbito federal e começaram a se questionar sobre o futuro dos concursos e a necessidade de continuar estudando em meio à atual crise.

De acordo com o professor de Direito Constitucional e coordenador do Curso Focus, Daniel Sena, "geralmente em meio às crises, as pessoas costumam ficar desanimadas e acabam diminuindo os estudos. Considero essa uma excelente oportunidade para os mais determinados. Particularmente acredito que por mais que os concursos diminuam nesse momento, em algum momento eles retornarão e quando retornarem pegarão alguns desprevenidos e outros preparados. Continuar os estudos nesse momento fará toda diferença lá na frente".

O coordenador do Projeto Persevere, Rodrigo Lélis, tem a mesma opinião sobre a preparação. "O aluno irá agradecer por ter escolhido continuar a estudar nesse período. Haverá muitas vagas depois e quem não parar é quem vai obter essas vagas, agora quem parou e voltou, esse ficará lá no final da fila, esperando alguns anos para obter a aprovação", enfatizou.

Governo não pode parar

A crise político-financeira no Brasil afetou temporariamente o setor dos concursos, pois o objetivo atual do governo é conter gastos. Entretanto, a máquina pública não pode parar, alguns setores dependerão de novos profissionais constantemente e, uma hora ou outras, as seleções serão publicadas. Fora isso, a suspensão anunciada pelo ministro interino do Planejamento, Dyogo Oliveira, refere-se apenas ao Poder Executivo. Ou seja, as outras áreas podem continuar a contratar servidores.

"A suspensão foi direcionada basicamente aos concursos do Poder Executivo da União, contudo as áreas estratégicas costumam ficar de fora destes cortes para contenção de despesas. Refiro-me às áreas de segurança pública e fiscais. Estas duas, especialmente, possuem um papel fundamental na criação de receita, logo, convém ao governo manter estes concursos. Além disso, os órgãos dos demais Poderes como do Judiciário, por terem autonomia financeira, devem manter sua previsão de concursos. Os concursos que já estavam autorizados ou mesmo previstos no orçamento também serão mantidos. E ainda tem os concursos estaduais e municipais que em razão da sua autonomia federativa poderão realizar os concursos que desejarem. Tenho plena convicção que não faltará concurso público para os que continuarem estudando", explica Daniel Sena.

Para quem tem o intuito de ingressar o mais rápido na carreira pública, Rodrigo Lélis também comenta que há outras possibilidades, como as dos âmbitos municipais e estaduais, além dos Poderes Judiciário e Legislativo.

Entenda a situação

No dia 7 de junho, o ministro interino do Planejamento afirmou em coletiva de imprensa que a realização de concursos na esfera estadual permaneceria suspensa até 2017. Na ocasião, o ministro ainda explicou que o provimento de seleções em andamento e as autorizações contempladas não seriam afetadas.

Desta forma, as nomeações para processos seletivos como os do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) e do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) continuariam permanecidas. E os concursos para Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), Inca (Instituto Nacional do Câncer) e Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), autorizados em abril, também não seriam afetados.

Novos concursos

Para quem acha que não tem concurso, saiba que está errado, pois, atualmente, há mais de 25.000 vagas abertas em todo o País e para diversos níveis de escolaridade. O destaque vai para a seleção do IBGE, que inscreve para 7.825 oportunidades temporárias. No caso de previstos, a expectativa é de que sejam lançadas as seleções dos Correios, Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Militar do Ceará (PM/CE), Receita Federal e o Tribunal Regional do Trabalho do Ceará (TRT/CE).

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2024 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados