NOTÍCIAS / CEARÁ

Ceará registra 131 mortes causadas por Aids neste ano

Diário do Nordeste

09/07/2016

Enviar por e-mail
Imprimir notícia

O Ceará contabilizou 131 mortes de vítimas de aids em 2016, conforme boletim epidemiológico divulgado ontem pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesa). O índice representa um aumento em relação aos três primeiros meses desse ano. Até então, 74 pessoas haviam morrido por conta da síndrome.

Das 460 notificações de casos de aids realizadas neste ano pelos órgãos de saúde, 202 são confirmações da doença, ou seja, da etapa em que há manifestação clínica em fase avançada do vírus. As outras 258 ocorrências confirmam a presença de infecção pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV).

Desde o ano de 1983, foram notificados no Ceará 16.790 casos de aids. De acordo com a Sesa, na série histórica da taxa de detecção de casos de aids em adultos percebe-se aumento gradativo até o ano de 2012 chegando a 12,4 casos por 100 mil habitantes, com leve declínio nos anos posteriores, o que pode representar aumento de diagnóstico precoce de infecção pelo HIV.

Hoje existem 24 Serviços de Assistência Especializada em HIV/Aids (Sae) em 11 municípios cearenses, com realização de testes para detecção de HIV e Sífilis, além de outros exames.

Investigação

Além do informe epidemiológico da Aids, a Sesa divulgou, ainda, os boletins semanais da dengue e da febre chikungunya no Estado. De acordo com os novos dados, chegou a 14 o número de óbitos registrados no Ceará por dengue neste ano, um a mais que as ocorrências do levantamento anterior. Um total de 38 mortes permanece em investigação.

Até agora, já foram confirmados 18.505 casos da doença em 2016, uma redução de 39% em relação ao mesmo período do ano passado, conforme o órgão. Do total, 21 foram casos de Dengue Grave e 94 de Dengue com Sinais de Alarme.

O boletim revelou, ainda, que 149 dos 184 municípios cearenses contabilizaram casos de dengue neste ano. Segundo a Sesa, 82 cidades realizaram o Levantamento Rápido de Índice para Aedes aegypti (LIRAa). Ao todo, 33,8% estão sob risco de transmissão, 42,9% estão em situação de alerta, e 29,9% apresentaram índice satisfatório. Já os dados relacionados à febre Chikungunya mostraram que o número de casos confirmados subiu de 7.080 para 8.582 na última semana. A quantidade de óbitos, no entanto, continua a mesma, somando quatro mortes, sendo duas pessoas do sexo masculino e duas do feminino com idades de 12, 89, 87 e 88 anos.

Conforme boletim divulgado pela Sesa, 83 municípios do Estado têm ocorrências confirmadas da doença.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2024 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados