NOTÍCIAS / CEARÁ

Mães de bebês com microcefalia terão auxílio do governo

Diário do Nordeste

04/07/2016

Enviar por e-mail
Imprimir notícia
No Ceará, por exemplo, foram registrados 124 casos da malformação, segundo dados do Ministério da Saúde (Foto: Nacho Doce/Reuters)
No Ceará, por exemplo, foram registrados 124 casos da malformação, segundo dados do Ministério da Saúde (Foto: Nacho Doce/Reuters)

Como parte das medidas de enfrentamento às doenças provocadas pelo mosquito Aedes aegypti no Brasil, o governo federal passará a prestar assistência social as crianças com microcefalia. Agora, por lei, bebês com a malformação terão direito a receber o Benefício de Prestação Continuada (BPC), voltado a pessoas idosas ou com deficiência que tenham baixa renda. O auxílio está previsto na Lei 13.301/06, sancionada pelo presidente em exercício Michel Temer.

Só no Ceará, o último boletim do Ministério da Saúde revelou que, de outubro de 2015 até o dia 25 de junho deste ano, foram registrados 124 casos de microcefalia e 21 óbitos. De acordo com a nova legislação, já em vigor, poderão receber a ajuda financeira as crianças com microcefalia "em decorrência de sequelas neurológicas decorrentes de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti". O benefício corresponde a um salário mínimo mensal e é garantido a pessoas e famílias que comprovem não possuir meios de prover o próprio sustento. No caso das crianças acometidas pela malformação, o auxílio será concedido em caráter temporário, até que completem três anos de idade. As mães também são mencionadas na lei. Para elas, o documento prevê a extensão da licença-maternidade para 180 dias, com direito ao recebimento de salário-maternidade durante todo o período.

INSS

Para conseguir o benefício, a mãe ou responsável pela criança deve procurar uma agência do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS).

A medida afetará mulheres como a dona de casa Samara Freitas, mãe do pequeno Luiz Miguel, de seis meses. O filho foi diagnosticado com microcefalia na gestação. Após a descoberta, Samara foi abandonada pelo pai da criança e, mesmo sem condições de trabalhar, ficou responsável pelos cuidados de Luiz. Além das necessidades básicas, o bebê demanda remédios controlados, materiais para estímulo e muitas consultas médicas. "Se, com qualquer criança, a despesa já é grande, imagine com uma criança especial. Tem que comprar os remédios, os brinquedos para estimular ele, e, como ele não consegue mamar, ainda tem o gasto com leite".

Para o neurologista infantil André Pessoa, do Hospital Infantil Albert Sabin (HIAS), diante do alto nível de cuidados que uma criança com microcefalia exige, o auxílio é de grande necessidade. "São crianças que vão precisar de muita estimulação precoce, de fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, além do acompanhamento de um neurologista e de outros médicos. Elas já nascem com muitas demandas e dependem de uma ajuda financeira grande para pagar isso. Como geralmente são crianças que precisam recorrer ao SUS (Sistema Único de Saúde), esse apoio é bem-vindo". Já o infectologista Érico Arruda, presidente da Sociedade Cearense de Infectologia, destaca que a assistência é uma resposta à angústia das famílias que se veem despreparadas para lidar com condições especiais das crianças com microcefalia. "As famílias acabam ficando fragilizadas com a situação da criança, porque ela depende de cuidados muito mais próximos e de muito apoio de profissionais. As mães, por exemplo, precisam ir várias vezes às unidades médicas. Faz todo sentido que se tenha mais apoio social a esses pais".

Mais informações

Agência da Previdência Social


(85) 3255.7490

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2024 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados