NOTÍCIAS / CEARÁ

Açude Cedro entra para a cota de açudes em volume morto

Diário do Nordeste

01/07/2016

Enviar por e-mail
Imprimir notícia

O açude Cedro, neste Município, entrou para o volume considerado morto, de acordo com os dados de monitoramento diário da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh). Além do Cedro, o açude Frios, do município de Umirim, também compõem a cota de açudes na mesma situação.

Os dois entraram para as estatísticas de volume morto na última segunda-feira (27). Com isso, conforme a Cogerh, chegou a 37 o número de reservatório inseridos neste quadro. Até o último final de semana, o total era de 35.

As estatísticas de monitoramento diário também mostrou que cresceu o número de açudes considerado secos. O último a compor o quadro, também na última segunda, foi o Mundaú, em Uruburetama.

De acordo com Walt Disney Paulino, responsável pelo monitoramento diário da Cogerh, esta pode ser uma das piores situações de seca dos reservatórios dos últimos cinco anos de seca seguida. “Deve ser um período mais crítico o de agora porque depois de cinco anos de precipitação abaixo da média, essa situação se complica”, pondera.

O volume atual de todos os 153 açudes do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), que são monitorados pela Cogerh, atingiu o acúmulo médio de 12,2% de sua capacidade. O total da água que é acumulada nos reservatórios atinge um volume de 2,29 bilhões de m³. Sete açudes já sangraram este ano mas, atualmente, nenhum encontra-se nesta situação.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2024 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados