NOTÍCIAS / CEARÁ

Força Nacional deixa CE e surpreende o governo, que usará PM nos presídios

Diário do Nordeste

29/06/2016

Enviar por e-mail
Imprimir notícia
Foto: Agência Brasil
Foto: Agência Brasil

Solicitada pelo governador Camilo Santana para ajudar a conter a situação caótica nas unidades prisionais da Região Metropolitana de Fortaleza, a Força Nacional de Segurança começou a deixar o Ceará nesta segunda-feira (27). A retirada surpreendeu o Governo do Estado, tendo em vista que a previsão era que a tropa de 100 homens permanecesse em solo cearense até o dia 15 de julho. Porém, devido à necessidade de um treinamento para os Jogos Olímpicos deste ano, que começam no dia 5 de agosto, no Rio de Janeiro, os agentes foram ordenados a sair de todos os estados que estavam atuando.
 
Nesta terça-feira (28), no Palácio da Abolição, Camilo Santana afirmou que medidas já estão sendo tomadas para garantir a segurança nos presídios. De acordo com ele, a Polícia Militar (PM) será utilizada para suprir a falta dos agentes que deixaram o Estado. 
 
“Havia um compromisso do Ministério da Justiça de deixar a Força Nacional até o dia 15 de julho, mas fomos surpreendidos com a saída. Ontem mesmo eu questionei o ministro (Alexandre de Moraes), mas a ordem é que todos tinham que ir por conta das Olimpíadas”, comentou o governador. “Assim, fizemos uma reunião com toda a área da segurança pública para colocar 100 homens da PM, do (Batalhão de) Choque, para compensar os 100 agentes que saíram”, complementou. 
 
Ainda segundo Camilo, o Ceará já conseguiu recuperar uma unidade prisional e, até o próximo dia 30, mais duas que estavam desativadas poderão ser utilizadas novamente. “Aí poderemos acelerar a recuperação dos outros presídios. Vale lembrar que continuamos com apoio de mais de 60 agentes penitenciários de outros estados, que têm experiência na área e estão dando uma grande contribuição”.
 
Sem prejudicar as ruas
 
O governador também salientou que o Ceará está fará “o possível” para que o reforço da PM nos presídios não prejudique a presença da mesma nas ruas da Capital. “Vamos utilizar o reforço indenizatório que aprovamos recentemente na Assembleia, o que nos permite contratar profissionais da área de segurança pública em seus dias de folga. Isso dará um aumento no nosso efetivo e possibilitará uma melhor atuação”, disse.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2024 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados