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TIM volta a liberar internet após o fim da franquia nas ofertas pré-pagas

DN online

28/06/2016

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Após reclamações de consumidores contra o bloqueio do acesso à internet móvel quando atingida a franquia do plano pré-pago, a operadora TIM voltou atrás e, desde ontem, passou a permitir a manutenção da conexão à mesmo após o consumo completo do pacote de dados.

A medida será válida para clientes das ofertas pré-pagas com tarifação diária, que hoje representam cerca de 85% da base de clientes do segmento pré-pago da TIM. A navegação com velocidade reduzida será uma opção gratuita até o dia 31 de agosto. Até lá, a empresa irá avaliar o comportamento dos usuários e poderá prorrogar o prazo da gratuidade.

O cliente recebe um SMS informativo quando atinge 80% da franquia de dados contratada e outro ao utilizar 100% da franquia. Na segunda mensagem, são oferecidas quatro opções para o usuário continuar a navegar: aumentar a franquia diária contratando um novo plano; recontratar a oferta atual e, assim, ter um novo pacote de dados para o dia; contratar um pacote mensal de dados; ou continuar navegando grátis com velocidade reduzida.

Um link redireciona o usuário ao portal mobile da TIM, onde é possível confirmar a opção. Se o cliente escolher seguir navegando sem um novo pacote, terá sua velocidade reduzida a 30Kbps, o que ainda permite, por exemplo, trocar mensagens de texto e áudios utilizando WhatsApp ou outro app semelhante sem percepção negativa da qualidade.

"Vamos dar maior liberdade de escolha para quem usa as ofertas de internet diárias, porque entendemos que os pacotes são menores e o cliente é impactado mais frequentemente com o fim da franquia. A ideia é mantê-lo conectado para resolver boa parte de sua vida no smartphone, o que é uma real necessidade nos dias atuais", explica Rogerio Takayanagi, diretor de marketing da TIM Brasil.

Operadoras

Questionada se pretendia realizar a mesma medida, a Vivo informou, em nota, que cumpre rigorosamente a legislação em vigor e, em todos os contatos que faz com seus clientes propondo a migração para um novo plano, sempre informa as diferenças entre o novo plano e o atual. Al empresa destacou ainda que, ao atingir 80% e 100% da franquia contratada, os clientes recebem um aviso por meio de mensagem de texto.

Procuradas, a Claro não enviou uma resposta até o horário de fechamento e a Oi não quis se posicionar sobre o assunto.

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