NOTÍCIAS / CEARÁ

Ceará responde por 67,2% da geração solar do Brasil

Diário do Nordeste

24/06/2016

Enviar por e-mail
Imprimir notícia

Apesar de ainda ter participação incipiente na cadeia energética nacional, a geração fotovoltaica tem ganhado cada vez mais espaço ao longo dos últimos anos, principalmente por ser uma forma de energia limpa e sustentável. Neste cenário, o Ceará desponta como o maior destaque na geração de energia solar do Brasil, posto que responde sozinho por 67,24% do total da potência outorgada no País. A informação consta no estudo Logística de Energia 2015 - Redes e Fluxos do Território, divulgado ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Segundo a pesquisa, que compila dados consolidados de 2014, chama a atenção a quantidade de empreendimentos instalados no Ceará com a capacidade de produzir energia elétrica a partir da luz do sol. O Estado possui, por exemplo, o maior projeto de geração distribuída industrial de energia solar do País, que é a usina do Grupo Telles. Localizada na geografia do município de Pindoretama, entre Aquiraz e Cascavel, o parque de geração solar terá futuramente 9.223 painéis fotovoltaicos, dos quais mais de mil já foram instalados.

Eólica

Também em constante crescimento, a geração eólica do Brasil avançou aproximadamente 460%, de 2010 para 2014, atingindo 12.210 Gwh, ou seja, 2,1% do total gerado no Brasil, informou o IBGE. Conforme o levantamento, apesar da pequena participação na matriz nacional, as eólicas continuam recebendo bons investimentos e tendem a registrar uma fatia maior da matriz nos próximos anos.

O Ceará, aliás, é o segundo estado mais importante na geração eólica do País, com participação de 23,38%, atrás apenas do Rio Grande do Norte (31,32%). O IBGE destaca, inclusive, que apenas quatro estados concentram 90,99% de toda a geração eólica brasileira. Fora Ceará e Rio Grande do Norte, o ranking é completado por Rio Grande do Sul (19,43%) e Bahia (16,86%).

Poços de petróleo

Ainda de acordo com a pesquisa, o Ceará concentra uma maior distribuição dos poços produtores de petróleo e gás natural em mar (4,99%), contudo, em terra, esse número decresce para 3,92%. Em relação a capacidade de refino, o Estado produz um total de 8.176,77 barris/dia.

Em fevereiro, a ANP revelou que a exploração terrestre de petróleo em território cearense, que sempre foi muito maior do que a marítima, apresentou recuo considerável ao longo da última década. Atualmente, por exemplo, o Estado conta com 261 poços produtores na área terrestre, um número 31,6% inferior ao registrado em 2005.

No que diz respeito à produção de gás natural, o Estado registrou, em 2014, 32,75 milhões de barris, representando 0,10% do rendimento nacional. Já a capacidade de produção de etanol apresenta uma média de 233 m³/dia, pouco menos do que o biodiesel (301,71 m³/dia).

Produção concentrada

Superar as desigualdades e atender à demanda energética em um país continental como o Brasil são os principais desafios a serem superados no sistema de distribuição, conclui o estudo Logística de Energia 2015 - Redes e Fluxos do Território.

O documento sinaliza concentração excessiva da produção, distribuição e logística energética nas regiões Sudeste, Sul e parte do Centro-Oeste do País. No Sudeste, por exemplo, o Rio de Janeiro responde por quase 70% de toda a produção de petróleo (68,4%) e por 34,8% da produção de gás natural; o Espírito Santo, por sua vez, é responsável por 16,3% da produção de petróleo e São Paulo, (7,2%).

Da produção de gás nacional, 62,8% se concentra em três estados: Rio de Janeiro (34,8%), Espírito Santo (14,9%) e São Paulo (13,1%). Das 17 refinarias do Parque Nacional de Refino, cinco ficam no Sudeste: São Paulo (5) e Rio de Janeiro (2). O Rio Grande do Sul tem duas.

A concentração indica que 39% da capacidade de refino no Brasil estão no interior de São Paulo, 10,9% no Rio de Janeiro e 9,3% no Rio Grande do Sul. Assim, as regiões Sul e Sudeste reúnem 59,2% da capacidade de refino no Brasil. Ao todo, 92,5% do volume de produção do petróleo ocorre em ambiente marinho e apenas 7,5% no continente, informou o IBGE.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2024 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados