NOTÍCIAS / CEARÁ

Advogados criticam baixa produtividade de magistrados cearenses

O Povo

23/06/2016

Enviar por e-mail
Imprimir notícia

Baixa produtividade de juízes gera insatisfação de advogados do Estado. A situação de ausência nos órgãos do Poder Judiciário e a demora na conclusão de processos levou até a criação de abaixo-assinado contra um juiz da Vara Cível da Comarca de Fortaleza. O documento conta com 85 assinaturas e pede “correição especial” por parte do Tribunal de Justiça do Ceará (TJ-CE).

A reportagem não divulgará o nome do juiz porque o pedido ainda não foi acatado pela Justiça.

A advogada Izângela Sousa relata que procura a Vara com frequência e nunca encontra o titular presente. Com um processo aguardando julgamento desde 2012, ela afirma que procura o magistrado “toda semana” para e não o encontra. “Dizem que está no almoço, que precisou sair, mas ele nunca chega, nunca aparece. Quando converso com amigos que têm processos lá, todos dizem que é sempre a mesma coisa”, conta.

De acordo com Flávio Jacinto, advogado, a situação do juiz é “grave”. Dois processos seus aguardaram mais de um ano para o despacho, “quando o prazo normal é de 24 horas”, e precisaram ser transferidos para outra Vara para terem continuidade.

“Essa é a situação de vários processos. A própria Corregedoria diz que tem várias reclamações”, afirma Flávio, que alega que o juiz, apesar das ausência e morosidade, continua a receber Gratificação por Atividade no Magistério (GAM).

Atualmente, o juiz se encontra de licença médica por 60 dias, condição também questionada por Flávio Jacinto, que afirma que o magistrado está “frequentemente de licença”. Relatórios mensais de aproveitamento de magistrados da Corregedoria-Geral da Justiça do Estado informam que o juiz tem, no total, 8 mil processos, mas, em muitos meses, não realiza nenhuma audiência.

Para o coordenador do Centro de Apoio e Defesa do Advogado, José Navarro, entretanto, o maior problema é que, na Vara Cível, processos “continuam a ser movimentados” mesmo na ausência do titular. Na última segunda, O POVO publicou reportagem mostrando caso de outro juiz que foi alvo de processo disciplinar por baixa produtividade. Problema também atinge o Tribunal Regional do Trabalho do Ceará (TRT-CE).

“A situação é de conhecimento de toda a advocacia do Estado do Ceará. Nós fizemos essa representação para pedir uma correição, uma auditoria da Corregedoria para apurar isso. Porque, se os processos estão andando sem a presença, então são servidores que estão fazendo as vezes do juiz”, diz Navaro.

Corregedoria

O abaixo-assinado de 85 advogados foi recebido pela Corregedoria-Geral de Justiça em 20 de maio. O Órgão afirma que o magistrado foi intimado e convocado para “prestar sua versão dos fatos”. Contudo, o juiz, de licença médica até agosto, ainda não respondeu à intimação.

Saiba mais

Abaixo-assinado

Segundo o documento entregue à Corregedoria-Geral de Justiça, a situação é “caótica” e “tem levado ao retardamento do andamento dos processos”, que ficam “há quase dois anos esperando um simples despacho inicial”.

Sindicância

Após escutar o juiz, o Corregedor do Tribunal de Justiça decidirá se levará o processo adiante ou o arquivará. Caso necessário, será aberto Processo Administrativo Disciplinar (PAD) contra o magistrado. 

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2024 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados