NOTÍCIAS / CEARÁ

Abastecimento de água garantido só até março de 2017

Diário do Nordeste

18/06/2016

Enviar por e-mail
Imprimir notícia

O racionamento de água em Fortaleza deve tomar uma nova fase. Segundo o secretário-executivo de Recursos Hídricos do Ceará (SRH), Ramon Rodrigues, o plano de racionalização de água no mês de agosto é necessário para que o abastecimento nos reservatório seja assegurado até março de 2017. “A Pasta trabalha para que água existente nos reservatórios abasteça o Estado até o inicio do semestre do próximo ano, período que se estabelece uma nova quadra chuvosa no Ceará”, afirma o gestor. 

A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) tem apenas 12 dias para entregar esse plano de racionamento de água à Autarquia de Regulação, Fiscalização e Controle dos Serviços Públicos de Saneamento Ambiental (Acfor), conforme exigência da agência reguladora.

O gestor da SRH afirma que o plano de racionamento, em elaboração, já entraria em vigor em agosto, “para que a gente chegue até o segundo semestre ou mais além. Não estamos levando em consideração novos aporte e a chegada do São Francisco”. Sobre os impactos para a população, como a diminuição de vazão de água nas residências, Rodrigues diz que a Cagece irá gerir as atividades de distribuição.

A empresa de abastecimento de água informou, por meio de nota, que trabalha na elaboração de um plano para atender o cenário da situação hídrica no Estado. “O plano deverá ser entregue às agências reguladoras até o final do mês de junho. Informações sobre contingência serão detalhadas mediante apresentação do plano”, diz o comunicado da Cagece.

Funceme

O presidente da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), Eduardo Sávio Martins, reforça a preocupação com a falta de chuvas. “O cenário do segundo semestre é de pouca ou nenhuma chuva. Climatologicamente, quando a gente olha o passado as chuvas são escassas. E quando a gente avalia o interesse que é gerar escoamento superficial para aportar água aos reservatórios, fica perceptível que não são meses de escoamento superficial. O normal é março e abril, período que chove acima de 250 mm, de maneira geral”, declara.

Com a possibilidade de chuvas ainda menor, uma das ações em fase de estudo é o aumento da tarifa de contingência, que atualmente é de 10%. Se aprovada, o consumo em Fortaleza e Região Metropolitana deve ser reduzido em até 20%, conforme o presidente da Cogerh, João Lúcio Farias.

Em março, a Acfor informou à reportagem que o plano para a cidade de Fortaleza deve possuir “indicativo de riscos à qualidade dos serviços públicos concedidos e as ações propostas para enfrentá-los”. O documento será utilizado desde que as condições de risco previstas sejam concretizadas durante o ano.

Neste sentido, o plano sistematizará medidas de emergência e contingência, as quais já são, em sua maioria, parte do plano operacional da concessionária, mas que precisam se validadas. O comunicado da Autarquia ainda diz que “como qualquer outra informação solicitada pela Acfor relativa à prestação dos serviços públicos concedidos, em caso de negativa de envio não justificada, o contrato de concessão e a regulamentação específica disciplinam o procedimento de apuração de infração e consequente aplicação das penalidades cabíveis”.

O Interior já vem praticando um plano de racionamento. A Cagece apresentou, em 17 de maio, para a Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará (Arce), o plano de racionalização de água para 40 municípios que enfrentam restrição nos sistemas de abastecimentos por causa da seca. Apesar das medidas, a redução no consumo em Fortaleza e Região Metropolitana foi de 5,2% no mês de abril, quando a meta da Cagece era de 10%.

Conforme o portal hidrológico, os reservatórios que abastecem a RMF estão com 19,71% do volume total. Só três deles estão com mais de 80% da capacidade: Gavião (81,07%), Maranguapinho (91,91%) e Tijuquinha (94,32%). Já o Castanhão, maior açude que abastece o Estado, tem apenas 8,80% da sua capacidade.

FIQUE POR DENTRO

Documento aponta medidas de contingência

O plano de emergência e contingência que a Cagece deve elaborar traz um conjunto de procedimentos que permite ao prestador de serviços providenciar soluções adequadas a serem aplicadas nos sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário que se encontram mais expostos, a fim de minimizar os resultados negativos e garantir a sustentabilidade empresarial e ambiental, além da segurança dos usuários. Assim, a Arce, com foco nos sistemas atingidos pela estiagem, fixou prazo de 30 dias para que a Cagece apresente as medidas de racionamento.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2024 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados