NOTÍCIAS / CEARÁ

Ceará tem maior potencial de eficiência do vento do Brasil

Assessoria de Imprensa

16/06/2016

Enviar por e-mail
Imprimir notícia
Usina eólica no Ceará (Foto: José Wagner/Governo do Ceará)
Usina eólica no Ceará (Foto: José Wagner/Governo do Ceará)

Quem nunca se refrescou com a brisa agradável que temos no Ceará? Vento bom para aplacar o calor e excelente para gerar energia. O estado descobriu essa vocação no final da década de 90 e tornou-se pioneiro no estímulo à geração de energia eólica no Brasil. Com a implantação dos primeiros parques comerciais, foi líder em capacidade instalada e em produção desse tipo de energia. O potencial de eficiência do vento para geração de energia no Ceará supera a média mundial e a do próprio País. O Estado possui média de 43,4%, enquanto o Brasil, de 35,2%, e o mundo, de 28%.

Por ser eficiente, limpa e renovável, a energia eólica tem sido uma fonte alternativa importante na elaboração de novos cenários energéticos no Ceará e no Brasil. “Atualmente vários estados brasileiros vêm investindo na complementação e transformação de seus parques energéticos com a introdução de fontes alternativas de energia, sendo que as questões ambientais alavancaram em muito estes investimentos, principalmente devido aos impactos causados pelas formas tradicionais de geração de energia. O Ceará também vem participando neste cenário com mais destaque no atual governo”, afirma o secretário adjunto de Energia, Mineração e Telecomunicações da Seinfra, Renato Rolim.

Hoje a energia eólica é a segunda principal fonte energética do Ceará, com capacidade de geração de 1.323 MW. São 48 parques eólicos em funcionamento e 25 em construção. Os empreendimentos estão localizados no litoral e na região serrana. No Brasil, o estado está entre os cinco principais geradores de energia a partir do vento.

Mas o Ceará entra na liderança quando o assunto é a microgeração distribuída, que é a geração elétrica realizada pelo próprio consumidor a partir de fontes renováveis ou de alta eficiência energética. Ao todo, são 20 unidades ou centrais geradoras eólicas com potência instalada de 53,1 KW (quilowatts), o que corresponde a 26,2% da potência instalada de geração distribuída no Brasil. 

Energia eólica no Brasil

Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o Brasil conta hoje com 368 parques geradores. A operação das usinas  totaliza 9.040.023 kW instalados, equivalente a 6,23% da matriz energética brasileira. A geração eólica no Ceará corresponde a 14,64% da geração de energia a partir do vento em todo o território nacional.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2024 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados