NOTÍCIAS / CEARÁ

Prefeito faz

iG

15/06/2016

Enviar por e-mail
Imprimir notícia
Iluminação instalada entre distritos em Pindoretama: companhia de energia diz que é clandestina (Foto: Reprodução/ Facebook)
Iluminação instalada entre distritos em Pindoretama: companhia de energia diz que é clandestina (Foto: Reprodução/ Facebook)

Há quase quinze anos, os moradores dos distritos de Mangueiral e Capim de Roça, em Pindoretama (CE), na região metropolitana de Fortaleza, têm encaminhado uma demanda para a prefeitura da cidade: uma ligação de energia elétrica entre os dois distritos que possa iluminar a região, há tempos sofrendo com assaltos e insegurança.

Em abril deste ano, a inauguração, anunciada como destaque pelo prefeito Valdemar Araújo da Silva Filho (PT), finalmente chegou. Mas em poucas semanas a estrutura foi completamente desmontada pela Companhia Energética do Ceará (Coelce) sob a justificativa de ser uma “rede clandestina” – ou ´gato´, na linguagem popular.

“A gente esperou por tanto tempo e, quando veio, foi uma ‘gambiarra’", lamenta o aposentado Fernando Porto, de 77 anos, que vive em Mangueiral. Ele afirma que já no lançamento da estrutura era visível notar sua precariedade e que, nos últimos dias, moradores da região tem sido visitados por vereadores da oposição para pressionar o prefeito contra a ação.

"Fizeram [o gato] na calada da noite, uma iluminação sem projeto, sem autorização da operadora de energia. Tanto que a Coelce veio aqui depois e tirou."

A prática ilegal não é mera opinião de eleitores e vereadores da oposição, como o vereador Raimundo do Sinhozinho (PCdoB), que acusa o prefeito Valdemar Araújo de ter feito a ligação de qualquer jeito para se promover, "de olho nas eleições municipais de outubro". 

A Coelce confirma ter identificado que a rede instalada na iluminação pública de Capim de Roça foi irregular e é de responsabilidade direta da prefeitura. A companhia reforça que enviou uma equipe sob escolta da Polícia Militar para fazer a retirada do ´gato´, que além de ser criminoso, afeta a qualidade do serviço prestado pela distribuidora e pode levar a curtos-circuitos e sobrecarga.

Apesar da retirada da iluminação, a publicação do anúncio da conclusão da obra segue nas redes sociais do prefeito, apesar de ele ter feito, dias depois, um novo comunicado – após a desmontagem da estrutura – afirmando que estava buscando a solução para a ligação entre as duas comunidades. Em nenhum momento o político explica as razões pelas quais a estrutura foi desativada.

O chefe de gabinete de Pindoretama, Cristiano Alves, se recusa a prestar esclarecimentos a respeito das acusações contra a prefeitura e se limita a declarar que o vereador Raimundo do Sinhorzinho presta "falso testemunho" ao acusar o prefeito Valdemar Araujo e a administração municipal da cidade.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2024 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados