NOTÍCIAS / NEGÓCIOS

Jovens são os mais afetados pelo desemprego, segundo Ipea

Agência do Rádio

13/06/2016

Enviar por e-mail
Imprimir notícia

Os jovens são os mais afetados pelo desemprego que atinge o país. Segundo levantamento divulgado nesta sexta-feira (10) pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, o Ipea, o índice de desemprego entre os brasileiros com idade entre 14 e 24 anos foi de 26,36% no primeiro trimestre de 2016. No quarto trimestre do ano passado, a taxa era bem menor: 15,25%.

O estudo do Ipea analisa estatísticas sobre emprego e renda com base em microdados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, o Caged, e da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua. Essa última é realizada desde 2012 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Assim, os dados do levantamento publicado nesta sexta pelo Ipea refletem análises de 2012 até o primeiro trimestre de 2016.

O Ipea afirma que o aumento do desemprego entre os jovens pode ser explicado pelas mesmas tendências observadas para o desemprego em geral. De acordo com o instituto, houve uma queda acentuada nas admissões, o que diminui a probabilidade de um jovem encontrar emprego. Essa redução foi bem mais intensa que o aumento da probabilidade de perder o emprego.

A última PNAD Contínua foi divulgada pelo IBGE em maio e apontou recorde na taxa de desemprego no Brasil: 11,2%, entre fevereiro a abril deste ano. Com isso, o IBGE estimou que 11 milhões e 400 mil brasileiros estavam sem emprego no país.


Escute o áudio da notícia

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2024 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados