NOTÍCIAS / BRASIL

PF indicia oito pessoas e três empresas por incidente em barragem de Mariana

Agência do Rádio

11/06/2016

Enviar por e-mail
Imprimir notícia

A Polícia Federal (PF) indiciou oito pessoas e as empresas Vale, Samarco e VogBR no inquérito que investiga o incidente ambiental na barragem da mineradora Samarco, na cidade de Mariana. O caso ocorreu há sete meses. O rompimento da barragem de Fundão, na região central de Minas Gerais, contaminou o Rio Doce e a área costeira do Espírito Santo. 
 
De acordo com o delegado de Polícia Federal Roger Moura, que é chefe da Delegacia de Meio Ambiente e Patrimônio Histórico de Minas Gerais, o inquérito aponta uma série de causas que levaram ao rompimento da barragem e, consequentemente, da responsabilidade dos envolvidos.
 
“No inquérito, chegou-se à conclusão de que houve várias falhas da barragem de Fundão. Isso tudo foi apurado ontem [9/6] e terminou o inquérito com a apuração dessas diversas irregularidades. E se concluiu pelas responsabilidades, pelo crime ambiental de forma dolosa de quem assume o risco”.
 
Não houve o pedido de prisão preventiva para nenhum dos suspeitos, porque a Polícia Federal entende que eles colaboraram com a investigação e não apresentam riscos de fugir, como explica o delegado Roger Moura.
 
“Ontem (9) mesmo já foi encaminhado ao Ministério Público Federal, que deve denunciar essas pessoas à Justiça e começar o processo criminal. Vão responder pelos crimes”.
 
A barragem de Fundão se rompeu no dia 5 de novembro de 2015. O distrito de Bento Rodrigues, em Mariana, foi devastado pela lama. Além disso, o desastre afetou Águas Claras, Ponte do Gama, Paracatu e Pedras, além das cidades de Barra Longa e Rio Doce. Os rejeitos também atingiram mais de 40 cidades na região Leste mineira e no Espírito Santo. Dezenove pessoas morreram em consequência do desastre ambiental.


Escute o áudio da notícia

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2024 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados