NOTÍCIAS / NEGÓCIOS

Dilma inaugura ampliação

TV Russas

11/08/2011

Enviar por e-mail
Imprimir notícia
Obras no Porto do Pecém serão visitadas pela presidente (IGOR DE MELO)
Obras no Porto do Pecém serão visitadas pela presidente (IGOR DE MELO)

As obras de construção da Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP), iniciadas desde 1º de junho deste ano, serão visitadas, às 10h30min pela presidente Dilma Rousseff. Ela, juntamente com o governador Cid Gomes, acompanhará a terraplenagem da área destinada à CSP e a entrega das obras da área estadual da Correia Transportadora e do Terminal de Múltiplas Utilidades (Tmut) do Porto do Pecem.
Durante a solenidade, a presidente conhecerá a área de terraplenagem da siderúrgica, a Correia Transportadora e oficializará a entrega do Tmut, que foi ampliado, com investimento de R$ 414 milhões.

Para o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), Roberto Macedo, que estará presente à solenidade, essas obras inauguram “uma nova fase para a indústria do Ceará”. “É algo sem precedentes em nosso Estado, pois haverá grandes oportunidades para os empresários cearenses, nesse processo de implantação”, acrescenta. Roberto diz que a Fiec tem se esforçado para que as indústrias cearenses invistam numa produção de nível internacional e se preparem para elevar a concorrência no mercado externo. Outro tipo de oportunidade citada por ele tem relação com os investimentos que deverão ser atraídos, na área do Pecém, por conta da siderúrgica, como montadoras de automóveis e indústrias da chamada linha branca, como fogões e geladeiras.

O presidente do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico do Ceará (Simec), Ricard Pereira, destaca também a importância do trabalho de mapeamento dos fornecedores, que está sendo feito pela CSP, nesse primeiro momento. Segundo Ricard, a intenção da siderúrgica é contar com o máximo possível de fornecedores locais, que deverão ser capacitados pela CSP.

“Sabemos que a construção de uma siderúrgica é algo muito complexo, mas há produtos acessórios que podem ser supridos por empresas daqui, como a construção de galpões e a fabricação de tubulações”, argumenta. A expectativa do Governo é de as três obras impulsionem o crescimento econômico cearense e a geração de empregos no Estado.

O quê

ENTENDA A NOTÍCIA

A presidente Dilma Rousseff visita, hoje, três obras do Porto do Pecém – siderúrgica, correia transportadora e o terminal de múltiplas utilidades. O início das operações da siderúrgica está previsto para 2015.

SAIBA MAIS

Correia Transportadora
Os seis quilômetros da correia transportadora correspondem à parte do Estado de levar minério de forma rápida, além de evitar riscos ao meio ambiente com o transporte aberto por caminhões. Por ser fechada, impede que partículas de pó espalhem pelo meio ambiente. O minério passa por três torres de transferência, sendo a última instalada na junção da CE-422 e que possibilita a entrega de granéis sólidos às empresas usuárias destes produtos, como a termelétrica. Gerou 300 postos de trabalho com investimentos de R$ 156,3 milhões

Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP)
Junto com a refinaria Premium II, corresponde aos projetos estruturantes que o Governo do Estado vem atraindo para impulsionar a economia do Ceará. Quando uma refinaria ou siderúrgica se instalam, uma série de indústrias se alocam perto, visando à proximidade com fontes fornecedoras de matérias prima, como placas de aço, por exemplo. A CSP é uma parceria entre a mineradora Vale (Brasil), a Dongkuk Steel Mill e a Posco, que asseguraram parte da compra da produção usina siderúrgica. A expectativa é gerar 15 mil empregos diretos na construção. O início das operações é previsto para 2015.
Terminal de Múltiplas Utilidades
A construção de dois berços de atracação, a ampliação do quebra-mar e o prolongamento da ponte constituem a primeira fase de uma série de três grandes blocos de obras previstas para aumentar a capacidade de movimentação de contêineres e possibilitar a vinda de projetos estruturantes ao Estado, como a siderúrgica, a refinaria premium II e os produtos da transnordestina.

Bruno Stéfano
bruno@opovo.com.br

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2024 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados