NOTÍCIAS / BRASIL

STF julga ação da Confenen sobre Estatuto da Pessoa com Deficiência

bemnoticias

10/06/2016

Enviar por e-mail
Imprimir notícia

O advogado Roberto Dornas, que é presidente da Confederação Nacional dos Estabelecimentos de Ensino, a Confenen, participou nesta quinta-feira (10), no Supremo Tribunal Federal, do julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade sobre a Lei da Inclusão Plena, também conhecida como Estatuto da Pessoa com Deficiência. A ação foi entregue pela Confenen em agosto do ano passado. A instituição questiona alguns pontos da lei e afirma que é dever do Estado garantir educação de qualidade aos alunos com deficiência.

Em novembro de 2015, o relator da ação, ministro Edson Fachin, negou liminar à entidade. Nesta quinta-feira, por maioria, o plenário manteve a decisão, por nove votos a um.

No início da sessão, Roberto Dornas apresentou seus argumentos e afirmou não ser possível todas as escolas estarem capacitadas para receber alunos com deficiência.

“Como se pode pretender que toda e qualquer escola do país possa receber e dar conta de desenvolver alguém que tem uma deficiência? Que ela possa estar equipada materialmente, com pessoal preparado para isso? Porque não é um acompanhante, um cuidador para empurrar a cadeira, é gente altamente especializada”.

O voto final foi do presidente do STF, ministro Ricardo Lewandowski, que ressaltou o amadurecimento da sociedade em relação à garantia de direitos fundamentais a pessoas com deficiência.

“O que me impressionou nos debates, sobretudo as contribuições que foram trazidas à tribuna, foi exatamente o fato de que hoje há uma convicção que os direitos fundamentais, a sua eficácia, espraiam-se [irradiam] cada vez mais para o âmbito das relações privadas”.

Dos 11 ministros do STF, apenas Marco Aurélio Mello concordou com o argumento da Confenen. O ministro Celso de Mello não participou da sessão.


Escute o áudio da notícia

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2024 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados