NOTÍCIAS / POLÍTICA

Pré-candidato, Bolsonaro tenta criar a "extrema direita light"

Folhapress

09/06/2016

Enviar por e-mail
Imprimir notícia
Jair Messias Bolsonaro (Foto: Gabriela Korossy/ Câmara dos Deputados)
Jair Messias Bolsonaro (Foto: Gabriela Korossy/ Câmara dos Deputados)

Pré-candidato à Presidência pelo PSC, o deputado federal de extrema direita Jair Messias Bolsonaro, 61, tenta ampliar seu apelo eleitoral em temas como economia e sistema penal, ainda que mantenha os arroubos que já lhe renderam cerca de 30 pedidos de cassação em 26 anos de mandatos na Câmara.

A defesa de um projeto desenvolvimentista para o país, herança da ditadura militar (1964-1985) —da qual ele é admirador— agora divide espaço com falas pró-mercado. Respostas legalistas substituem elogios passados ao autoritarismo.

Na semana passada, Bolsonaro disse que "a mãe da liberdade é o livre mercado", que o país precisa de "mercado bilateral com o mundo todo" e que "golpe só em tatame de judô, que de vez em quando eu luto".

Em comparação, em 1999, o deputado afirmou ao programa "Câmera Aberta" que era "favorável à tortura" e chamou a democracia de "porcaria". Se fosse presidente do país, respondeu, não havia "a menor dúvida" de que fecharia o Congresso. "Daria golpe no mesmo dia", declarou, naquele ano.

À época, ao explicar ao apresentador Jô Soares por que havia defendido o fuzilamento do então presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB), ele disse que "barbaridade é privatizar a Vale e as telecomunicações, entregar as nossas reservas petrolíferas ao capital externo".

Não significa que ele tenha se convertido totalmente. Uma das últimas mostras disso ocorreu durante a votação na Câmara do impeachment de Dilma Rousseff, em que homenageou o coronel Brilhante Ustra, que chefiou o DOI-Codi, órgão repressor da ditadura onde a presidente afastada foi torturada.

Além de uma cusparada do deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ), que o acusou de tê-lo insultado após o seu voto, a OAB entrou com pedido de cassação dele.

´GRANDE ERRO´

Para o cientista político Fernando Schuler, o elogio a Ustra foi um "grande erro". "Se ele tem um marqueteiro, o cara deve ter rasgado o cabelo. Esse tipo de postura bizarra baixa o teto do Bolsonaro, porque muitas pessoas que gostariam de ter um conservadorismo razoável obviamente não concordam."

Para o professor, a mudança retórica faz sentido. "Todo candidato, quando cresce, tende ao centro", observa.

Questionado se adequaria o discurso à pré-candidatura, Bolsonaro desconversou. "Costumo dizer que não falo o que o povo quer. Sou o que o povo quer."

Ele desmarcou encontro com a reportagem depois de ter sido questionado sobre por que não tocaria em questões sobre homossexualidade, condição imposta para a realização da entrevista.

EM ALTA

A tentativa de reformular o discurso ocorre em momento de ascensão do militar da reserva, nascido em Campinas (SP) e pai de cinco filhos.

Em 2014, ele foi reeleito para o sétimo mandato na Câmara com a maior votação do Rio de Janeiro (464 mil votos).

Está em quarto nas intenções de voto para presidente, com 8%, segundo pesquisa do Datafolha de abril –o dobro do registrado em dezembro. O apoio é duas vezes maior entre os mais escolarizados e com maior renda.

Seu perfil no Facebook se popularizou, com os atuais 3,2 milhões de seguidores, ante os 3,1 milhões de Dilma.

A pressão popular pela saída dela, aliás, é um dos impulsores da ascensão dele. Entre o eleitorado conservador, Bolsonaro passa a representar a alternativa à elite política tradicional.

O deputado nega que tenha sido favorável a ditaduras, "muito menos" à tortura, embora, contraditoriamente, faça apologia do regime militar, em que a prática está fartamente documentada.

"Eu defendo a verdade sobre o período. Você tinha direito de ir e vir. Não tinha essa violência que está aí fora. E com essa de tortura que você fala aí, olha, é tática de qualquer pessoa aprisionada falar que foi maltratada para buscar compaixão."

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2024 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados