NOTÍCIAS / NEGÓCIOS

32% gastam mais do que podem para presentear no Dia dos Namorados

Diário do Nordeste

02/06/2016

Enviar por e-mail
Imprimir notícia

Apesar da previsão de queda de 17% nos gastos dos brasileiros com presentes para o Dia dos Namorados apontada pela sondagem do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), 32,2% dos entrevistados no levantamento admite que gasta além das próprias condições financeiras para presentear o parceiro ou parceira. Do total de pessoas que vão fazer compras para a data neste ano, 31,4% reconhecem que estão com o nome sujo.

Os namorados não só excedem os gastos, como também devem recorrer mais ainda ao cartão de crédito para tentar agradar na data. O pagamento à vista em dinheiro deve ser a forma utilizada por quase metade (47,1%) dos entrevistados, mas o parcelamento no cartão passou de 15,7% no ano passado para 20,1% em 2016. Outros meios de pagamento usuais neste ano deverão ser o cartão de crédito à vista (15,5%) e o cartão de débito (11,6%).

Para a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti, em um momento em que as pessoas estão inseguras em seus empregos, comprar o presente à vista em dinheiro pode ser uma boa alternativa para fugir do endividamento. Entretanto, ela chama a atenção para o crescimento na quantidade de quem vai parcelar. "O ideal é evitar o abuso de parcelamentos para evitar o comprometimento da renda com prestações", orienta. Em 2015, as compras do Dia dos Namorados deixaram um em cada dez entrevi stados inadimplentes.

Vendas com cheque

Para a data comemorativa, as compras com cheques devem crescer 8% no Nordeste, como aponta o estudo apresentado pelo TeleCheque, serviço oferecido pela MultiCrédito.

"Com o cenário de mercado restritivo em relação ao crédito, o cheque vem se consolidando como uma alternativa para o consumidor", afirma Flávio Vaz Peralta, vice-presidente comercial da MultiCrédito.

Presentes acessíveis

"Mudam os tipos de presentes e os valores, mas as pessoas continuam presenteando. Existe uma limitação de bolso, mas existe bolso", explicou o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Fortaleza (CDL), Severino Neto, que espera uma estabilidade nas vendas para a data, em comparação a igual período de 2015, o que seria "uma vitória" para o comércio cearense. Em anos anteriores, o ticket médio dos presentes era de R$ 100, em 2016, ele acredita que será menor.

Peças de vestuário, chocolate, bijuteria, flores e livros estão entre os produtos mais procurados. "Há uma expectativa positiva para os shoppings, sendo esperado alta de 5% nas vendas. Para o fluxo espera-se um aumento de até 20%", enfatizou a coordenadora regional da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), Jacqueline Braga, ressaltando que os shoppings estão usando a criatividade, utilizando várias estratégias para atrair os consumidores.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2024 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados