NOTÍCIAS / POLÍTICA

Camilo anunciará 13º na segunda-feira

O povo

31/05/2016

Enviar por e-mail
Imprimir notícia

O secretário da Fazenda do Ceará, Mauro Filho, disse que o governador Camilo Santana anuncia na próxima segunda-feira (6/6), a data do pagamento da primeira parcela do 13º salário dos servidores públicos estaduais. Não assegurou, no entanto, se haverá reajuste geral para todos os funcionários.

Mauro Filho foi, nesta segunda, à Assembleia Legislativa apresentar, em audiência pública, a avaliação do cumprimento das metas fiscais do 1° quadrimestre de 2016. E destacou que, apesar da recessão, o Ceará mantém o equilíbrio entre receitas e despesas.

O desempenho das receitas ficou abaixo da previsão do quadrimestre em 1,62%. A receita tributária teve um acréscimo de 9,21% nominal comparado com 2015 e a relação das Despesas Correntes Líquidas (DCL) e Receitas Correntes Líquidas (RCL) caiu de 0,62% para 0,50%.

Mas mesmo com os resultados positivos o secretário pregou cautela para que “o Estado do Ceará não caia na vala comum dos estados que não estão pagando a folha normalmente”. Destacou que não vê perspectiva da atividade econômica ser melhor que em 2015.

Mauro Filho alega ainda que o Estado teve um aumento na folha de pagamento, entre 2015 e este ano, de R$ 560 milhões. As razões são, dentre outras, a elevação de 13% no piso dos professores com repercussão na carreira em todos os níveis, e os 10,67% já repassados aos cerca de 20 mil servidores que ganham um pouco mais que o salário mínimo. Ele também cita o pagamento de ascensão funcional, planos de cargos e carreiras de algumas categorias e implantação de outros benefícios.

O deputado estadual Audic Mota (PMDB) disse estar convencido de que o servidor não terá aumento este ano. “Nosso convencimento é esse porque se o Estado está dando como vantagem a aplicação do piso nacional dos agentes comunitários de saúde, que o Estado recebe o dinheiro todo da União, o que dirá que vai sobrar para o servidor”, comentou salientando que a após mais de uma década o servidor amargará esse prejuízo. O parlamentar diz que a explicação do secretário não o convenceu “porque um Estado que arrotava riqueza, dizia-se folgado e ainda se diz” não está garantindo o direito de reajuste dos servidores.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2024 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados