NOTÍCIAS / POLÍTICA

PT define nome para disputar Prefeitura de Fortaleza neste sábado

O povo

27/05/2016

Enviar por e-mail
Imprimir notícia

Cúpula regional do PT se reúne hoje e amanhã para definir quem será o candidato das eleições municipais deste ano. Se mais de um nome aparecer para pleito, pré-candidatos disputarão internamente no partido. Lideranças ainda divergem sobre nomes preferidos para representar a legenda. Entretanto, o da ex-prefeita e deputada federal Luizianne Lins é o mais cotado. Após definição, PT buscará alianças.

Encontro contará com a presença do presidente nacional da sigla, Rui Falcão, além de 220 delegados do partido em Fortaleza. Reunião desta sexta-feira definirá o regimento interno do encontro regional marcado para amanhã, último dia para inscrição de pré-candidatos ao pleito municipal. A legenda decidiu ainda em março que terá candidato próprio.

“O nome que tem mais amplitude interna é o da deputada federal Luizianne Lins”, afirmou De Assis Diniz, presidente estadual da sigla. Apesar de a ex-prefeita ser a mais cotada, De Assis cita nomes como o de Elmano de Freitas, presidente da sigla em Fortaleza, e do vereador Acrísio Sena como possibilidades apresentadas pelo diretório do partido para a escolha interna.

Já o vereador Guilherme Sampaio era apontado como um candidato potencial em fevereiro deste ano, quando deixou o cargo de secretário da Cultura da gestão Camilo Santana. Manifestada por diversos integrantes da cúpula do PT, a preferência por Luizianne, porém, é justificada, segundo Elmano, pela sua experiência em administração pública, além de “expressiva votação em 2014, e pela relação dela com a militância e especialmente com o povo mais pobre da cidade”.

A confirmação do nome da deputada dependeria, portanto, “que ela autorize o partido a apresentá-la”. Caso ela se recuse a participar do pleito, o nome de Elmano seria a aposta seguinte. Candidato do partido nas eleições municipais de 2012, o hoje deputado estadual venceu o 1º turno com 25,44% dos votos válidos, mas foi derrotado por Roberto Cláudio na etapa seguinte ao alcançar 47% dos votos, contra 53% do atual prefeito de Fortaleza.

Dentro da legenda, Elmano também conta com apoiadores. Acrísio Sena é um deles. “Não tenho nenhum veto ao nome de Luizianne. Majoritariamente o partido optará por ela, mas no meu ponto de vista o Elmano estaria mais conectado com os interesses do PT”, declarou o vereador.

Após a definição do candidato à Prefeitura, o PT deverá intensificar a busca que já vem sendo empreendida por alianças, segundo afirmou Acrísio. De acordo com o vereador, o presidente municipal da sigla, Elmano de Freitas, tem dialogado com “partidos de menor porte”. Entretanto, os acordos dependerão, também, de que candidato o PT levará à disputa.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2024 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados