COLUNISTAS / HILDEBERTO AQUINO

TRÂNSITO CRIMINOSO

Hildeberto Aquino

11//2/02/0

Enviar por e-mail
Imprimir notícia

Mais uma vítima, e essa fatal, no nosso caótico trânsito. Já são tantas e que quando não mortos, impingindo aos familiares e amigos a dor da perda, restam-lhes sequelas irreversíveis. Vítimas do acaso ou do descaso aliado a inconsequência dos irresponsáveis que tornam seus veículos máquinas mortíferas? Não é exagero, classifica-las assim, é a dura realidade! Há bem poucos dias presenciamos na Avenida Dom Lino, frente a Praça do Estudante, mais um acidente onde a vítima que montava uma bicicleta, um senhor de idade, foi abalroado por uma moto em disparada vindo esse a sofrer fraturas expostas. Constrangedor! A vítima não foi socorrida pelo infrator que se evadiu e nem transportada adequadamente em ambulância e sim na carroceria da viatura após zelosos e competentes cuidados dos guardas do DEMUTRAN.

Acidentes são possíveis sim, e considerados crimes culposos (sem intenção), mas se desrespeitadas as regras do trânsito resultando em vítimas não isenta o condutor de um enquadramento mais rigoroso – crime por dolo (quando há a intenção ou se se tem a consciência do risco. Beber e dirigir, por exemplo) - pela inobservância da lei.

Não sabemos o que as autoridades responsáveis estão esperando para agir. Observando-se com mais acuidade constatamos que é precária a nossa situação. Falta de semáforos nos principais cruzamentos; excesso de velocidade tornando as vias verdadeiras pistas de corrida; direção perigosa; condução de crianças desprotegidas em garupas; inabilitados e menores dirigindo; ultrapassagens pela direita; estacionamentos em locais proibidos ou em paralelo; privatizações de espaços públicos por comerciantes com a colocação de cones nas pistas de rolamentos; invasão abusiva do espaço dos pedestres com a obstrução das calçadas; trânsito e estacionamento de bicicletas em calçadas e na contramão; descargas alteradas; sons abusivos; trânsito de tratores no perímetro urbano etc. Enfim, tudo que é contra as normas de trânsito se observa e não se tomam providências eficazes contra esses abusos.

Talvez o reduzido contingente de guardas do DEMUTRAN, aliado ao despreparo dos condutores de veículos, ou ainda a falta de mais rígidos critérios na concessão da habilitação e até por falta de melhor preparação e conscientização do que é de fato ser habilitado, a triste realidade é que a cada exame despejam centenas de despreparados no nosso trânsito. Não basta portar a carteira de habilitação! É preciso se ter antes de tudo a consciência do que é conduzir um veículo com observância de normas e em especial e primordial respeito aos pedestres. Até profissionais em muitas ocasiões não respeitam cometem, irresponsavelmente, uma série dessas irregularidades. Resta à comunidade suportar passiva e impotentemente essas inconsequências!

Concitamos o Poder Executivo e a Câmara Municipal, o Poder Judiciário e a Promotoria Pública, o DEMUTRAN, a Imprensa, a população em geral para, em audiência pública, tratar, seria e urgentemente, desse assunto. Não podemos mais manter esse estado de apatia em relação ao trânsito local. Isto é compactuar e instigar a desobediência das normas de trânsito e a impunidade, com desastrosas consequências para a população.

 

J. Hildeberto Jamacaru de AQUINO

hildebertoaquino@yahoo.com.br




 

"Indigne-se por você e por todos contra as injustiças, quais forem! Clame, exija, exerça a sua cidadania e não seja mais um abmudo. "

(J. Hildeberto Jamacaru de AQUINO)

Hildeberto Aquino

Nascido em Crato (CE). Formação: Língua Portuguesa e pós-graduado em Gestão Escolar. Ex-funcionário do Banco do Brasil, 1972/1997, assumiu em Russas em 1982. Corretor de Imóveis. Articulista (crônicas e poesias). Meu lema: "Indigne-se por você e por todos contra as injustiças, quais forem. Clame, exija, exerça a sua cidadania e não seja mais um abmudo!" José HILDEBERTO Jamacaru de AQUINO

Hildeberto Aquino

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2024 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados