Previsão do Tempo

RUSSAS

27ºC

COLUNISTAS / HILDEBERTO AQUINO

Dia dos professores (reconhecimento antecipado)

Óticas Diniz

Hildeberto Aquino

10/10/2017

Enviar por e-mail
Imprimir notícia

Dia 15 de outubro é mais um "Dia dos Professores", e que não seja apenas uma data simbólica! É racional, é preciso, é imprescindível que tenhamos sensibilidade e plena CONSCIÊNCIA da importância de um PROFESSOR em nossas vidas e, em especial na de nossas crianças e jovens, na de nossos próprios filhos em formação e, sem exageração, na perspectiva de assim conscientizados (e só assim!), pugnarmos por um melhor futuro para nosso País.

Os professores são as chaves de todas as portas para que possamos ter melhores condições para concorrer em melhor nível de igualdade em busca do nosso aprimoramento como ser humano, de uma esmerada formação cidadã, da estabilidade moral quanto profissional em um mundo cada vez mais exigente, e isso é de proeminente reconhecimento mundial. O inquestionável sucesso de cada nação que dá precedência à "Educação de Qualidade" para sua população é evidente e insofismável. Nações que por esse fim se esmeram priorizam, também e simultaneamente, a valorização do profissional (PROFESSOR) que a essa missão se decida e, acima de tudo, é um ser abnegado e é quando, por decorrência dessa sábia percepção, são recompensadas e se destacam mundialmente. De 36 países que detêm os primeiros lugares - Finlândia, Japão, Suécia, Coreia do Sul, Polônia, Alemanha etc., o Brasil está apenas em penúltimo 35°(penúltimo) lugar o que é deprimente e revoltante! 

Os professores da nossa atualidade não desempenham apenas e tão somente o papel de um ministrador de disciplinas (em alguns casos em salas com mais de 40 alunos...). A eles, pelas circunstâncias, muitas vezes se lhes incumbem também do papel de disciplinadores, formadores de cidadãos e, em muitos casos, até de substitutos de pais que descuram de seus filhos. Alguns até extrapolam essa sua dedicação e arriscam, heroicamente, a própria vida como foi o caso recente da professora que morreu ao tentar salvar crianças em Janaúba (MG). Não existe exemplo mais evidente dessa dedicação. (Às crianças vitimadas (dez) e a ela, digníssima professora, e outras que também agredidas a nossa profunda condolência e respeito!)

Pergunta-se: E vocês alunos, pais, diretores, autoridades de todas as áreas (inclusive judiciais), vereadores, prefeitos enfim, todos aqueles que deveriam SIM!, por consciência, por obrigação, primar pelo respeito, pelo reconhecimento do trabalho, pela gratidão a esses profissionais que dedicam suas vidas a bem de todas as crianças, de seus filhos, do seu município, do País na busca de formação de cidadãos, mas que por vezes, não se lhes reconhecem os méritos e deixam de recompensá-los como justo (até mesmo o legal), vocês se lhes dedicam esse reconhecimento e respeito verdadeiramente? Até você professor, você pugna destemidamente pelos seus direitos ou prefere omitir-se? Mãos na consciência e nossos efusivos louvores por demais cabidos e oportunos aos nossos diletos PROFESSORES, inclusive os APOSENTADOS aqueles que dedicaram suas vidas a EDUCAR, formar CIDADÃOS conscienciosos!!!

Hildeberto Aquino

Nascido em Crato (CE). Formação: Língua Portuguesa e pós-graduado em Gestão Escolar. Ex-funcionário do Banco do Brasil, 1972/1997, assumiu em Russas em 1982. Corretor de Imóveis. Articulista (crônicas e poesias). Meu lema: "Indigne-se por você e por todos contra as injustiças, quais forem. Clame, exija, exerça a sua cidadania e não seja mais um abmudo!" José HILDEBERTO Jamacaru de AQUINO

Hildeberto Aquino

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.
PUBLICIDADE | ANUNCIE

VITRINE

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2017 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados