Agamenon Viana
20/09/2017
Quando comecei a escrever crônicas para este canal, me propus a narrar assuntos ligados à Música e à Literatura. Durante todo esse tempo, não publiquei nenhuma crônica ou artigo que falasse de livros mas, agora chegou o momento. Como escritor e membro da Academia Aracatiense de Letras, onde me irmano a confrades voltados para o mesmo fim, é bom que eu diga: não recebemos incentivo nenhum do poder público. Nós nos reunimos e comentamos nossas criações e como aconteceu ano passado, pagamos a publicação da nossa primeira antologia, sem a ajuda de nenhum órgão municipal, estadual ou federal.
Da mesma forma, economizei uns trocados e depois de ter guardado uns originais por cinco longos anos de estiagem, eis que trago ao público minha primeira criação em prosa, e publicada em papel pela TIPROGRESSO: AVENTURA JAGUARIBANA, NUM ANO DE ESTIO.
Cujo prefácio feito pela ex-secretária de Cultura do Aracati, a confreira e professora Célia Bernardo e diz assim:
"A obra AVENTURA JAGUARIBANA, NUM ANO DE ESTIO, leva o leitor a caminhar por alguns municípios do Vale do Jaguaribe e a viver, através do autor, aventuras fascinantes e próprias de cada lugar. São reminiscências permanentes na memória de quem se permitir ler, por serem fatos passados e vividos, à época de cada personagem, embora se façam presentes no contexto atual, apenas distanciados entre o ontem e o hoje. Os cenários são diversos, com pausas para muitos diálogos, para muitas discussões, numa riqueza de detalhes, os quais induzirão o leitor à prazerosa leitura, durante toda a narração descritiva, na qual se baseia o autor. Refazer, pois, todo esse caminho, em forma de aventura, é simplesmente, comprovar um ciclo ininterrupto de estiagem por que passaram os municípios/cenários, bem como reconhecer as pessoas que se destacam em cada lugar, pelas habilidades que lhes são inerentes e que assim se tornam os "ícones" populares, as figuras mais conhecidas, como acontece em toda cidade e em todo lugar. Viajar, mesmo em leitura, será sempre a forma mais eficiente de as pessoas se tornarem celeiros de conhecimento, sem se permitirem à estiagem que lhes seca a alma e lhe empobrece o espírito".
O livro tem 170 páginas e retrata cenas de um viajante no ano de 2016 pela nossa região. O lançamento será sábado, dia 23 de Setembro no Guto´s Pizzaria, às 20:00 h e, este que vos escreve conta com a presença de todos os amantes da nossa genuína Literatura Brasileira.