Previsão do Tempo

RUSSAS

27ºC

COLUNISTAS / AGAMENON VIANA

Boa prosa em uma viagem pelo vale

Óticas Diniz

Agamenon Viana

20/09/2017

Enviar por e-mail
Imprimir notícia

Quando comecei a escrever crônicas para este canal, me propus a narrar assuntos ligados à Música e à Literatura. Durante todo esse tempo, não publiquei nenhuma crônica ou artigo que falasse de livros mas, agora chegou o momento. Como escritor e membro da Academia Aracatiense de Letras, onde me irmano a confrades voltados para o mesmo fim, é bom que eu diga: não recebemos incentivo nenhum do poder público. Nós nos reunimos e comentamos nossas criações e como aconteceu ano passado, pagamos a publicação da nossa primeira antologia, sem a ajuda de nenhum órgão municipal, estadual ou federal.  

Da mesma forma, economizei uns trocados e depois de ter guardado uns originais por cinco longos anos de estiagem, eis que trago ao público minha primeira criação em prosa, e publicada em papel pela TIPROGRESSO: AVENTURA JAGUARIBANA, NUM ANO DE ESTIO.

Cujo prefácio feito pela ex-secretária de Cultura do Aracati, a confreira e professora Célia Bernardo e diz assim:

"A obra AVENTURA JAGUARIBANA, NUM ANO DE ESTIO, leva o leitor a caminhar por alguns municípios do Vale do Jaguaribe e a viver, através do autor, aventuras fascinantes e próprias de cada lugar. São reminiscências permanentes na memória de quem se permitir ler, por serem fatos passados e vividos, à época de cada personagem, embora se façam presentes no contexto atual, apenas distanciados entre o ontem e o hoje. Os cenários são diversos, com pausas para muitos diálogos, para muitas discussões, numa riqueza de detalhes, os quais induzirão o leitor à prazerosa leitura, durante toda a narração descritiva, na qual se baseia o autor. Refazer, pois, todo esse caminho, em forma de aventura, é simplesmente, comprovar um ciclo ininterrupto de estiagem por que passaram os municípios/cenários, bem como reconhecer as pessoas que se destacam em cada lugar, pelas habilidades que lhes são inerentes e que assim se tornam os "ícones" populares, as figuras mais conhecidas, como acontece em toda cidade e em todo lugar. Viajar, mesmo em leitura, será sempre a forma mais eficiente de as pessoas se tornarem celeiros de conhecimento, sem se permitirem à estiagem que lhes seca a alma e lhe empobrece o espírito".

O livro tem 170 páginas e retrata cenas de um viajante no ano de 2016 pela nossa região.  O lançamento será sábado, dia 23 de Setembro no Guto´s Pizzaria, às 20:00 h e, este que vos escreve conta com a presença de todos os amantes da nossa genuína Literatura Brasileira.

Agamenon Viana

É poeta, escritor de contos e crônicas e membro da ACADEMIA ARACATIENSE DE LETRAS, cadeira 28. É compositor e protagonista de vários estilos musicais, os quais ele mesmo arranja e interpreta. É violonista, mas recentemente passou a usar também a viola caipira. Fez apresentações em programas de televisão em Fortaleza, na TV DIÁRIO, TVC e TV ASSEMBLÉIA, sempre divulgando suas inéditas criações e sendo um defensor da cultura popular e as tradições do sertão nordestino.


Agamenon Viana

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.
PUBLICIDADE | ANUNCIE

VITRINE

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2017 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados